Pplware

Windows XP – Mudar o Alt+Tab

Venho hoje admitir que por vezes sou ansioso demais em testar novas aplicações para substituir coisas básicas que o Windows traz de raiz. E por vezes para ficar com mais uma coisa qualquer que me lembrei que era “giro” ter acabo por ficar preso a uma aplicação que passado 2 meses nem eu me lembro bem para o que era mesmo que servia.

Assim, resolvi trazer-vos uma dica que cai bem em qualquer Windows XP. Sim, porque apesar do seu irmão mais novo (não o 7 mas sim o Vista) andar nas bocas do mundo o XP ainda vai dando cartas.

E essa dica não é mais do que permitir aumentar a dimensão do Alt+Tab. Sim, esse item esquecido e sempre usado.

Por omissão a dimensão deste aplicativo é de  7 colunas por 3 linhas. Caso tenham mais de 21 janelas abertas vão ter de navegar com o Alt+Tab até chegar à vista da desejada.

Com esta dica passam a poder dimensionar para o valor desejado. Qual a utilidade? Não sei, digam-me vocês. Da minha parte permite-me ter à vista as dezenas de janelas que uso diariamente.

E como alterar esses valores? É simples, basta efectuar algumas alterações no registry.

Escusado será lembrar-vos que fazem essas alterações por vossa conta e risco e se não estiverem confiantes do que estão a fazer não devem sequer tentar pois podem estar a despedir-se do vosso precioso Windows XP e a caminha a passos largos para uma reinstalação fresquinha! Foram avisados!

Depois dos avisos eis que chega o “como fazer a coisa”.

E é muito simples:

Mais uma vez e com o rato acedem à famosa  barra de tarefas e clicam no botão “Iniciar“, aí escolhem “Executar“. Na caixinha do costume que se abrirá diante dos vossos olhos escrevem o comando “regedit” (conhecido em meios mais alternativos como o editor de registo).

Abriu-se diante dos vossos olhos o editor de registo?

Eis que é altura de procurarem pela chave:

HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop

Clicam nessa  chave e entre outras muitas entradas devem achar as seguintes (que até estão por ordem sequencial pois partilham grande parte do nome):

Alterem portanto para os valores que acharem mais adequados para a vossa utilização e fechem a janela do editor de registo.

Falta-vos apenas voltar a carregar os valores do registo e para isso têm duas hipóteses:ou fazem o reboot da praxe ou fazem logout e login e eis que a coisa se deu!

Como podem ver apesar de estar de saída da linha da frente dos sistemas operativos (se bem que apenas daqui a muitos anos, na minha opinião!) ainda se vão descobrindo boas dicas de como personalizar o seu XP. E lembrem-se. Antes de irem  procurar fora vejam o que podem ter dentro de casa! E estou a falar computadoristicamente!

Exit mobile version