Mais uma vez sou obrigado a admitir! O Windows tem lacunas, mas na maior parte das vezes estamos a falar sem conhecimento de causa.
As coisas estão lá. Meio escondidas, mas estão. Só que nos preferimos instalar software de terceiros, que fazem o que pretendemos mas à custa de recursos da maquina em vez de usar as funcionalidades nativas do Windows.
Uma das coisas que queria implementar era um mecanismo que impedisse o acesso a um PC fora de determinado dias e horas previamente definidas! Ou seja, basicamente, “Ainda não é hora de mexeres no PC filha, só depois das 21h”. Sou pai à pouco tempo mas estou já a preparar o futuro!
Isto já é possível no Windows Vista através do Controlo Parental (na maior parte das versões), mas essa lacuna existe no Windows XP. Alias, existia porque é possível de implementar. Não é trivial, mas é possível.
Após entrarem com o utilizador de Administração basta que abram uma janela de DOS e que executem o seguinte comando:
net user username /time:dia_inicio-dia_fim-,hora_inicio-hora_fim
em que username corresponde ao login que querem controlar e alterar. No meu caso seria psimoes se fosse a minha esposa a implementar isto. E ela bem que tenta. O campo time pode deve contar os dias em que é permitido o acesso e as horas em que é possível aceder.
net user psimoes /time:M-F,9AM-9PM
No exemplo acima o utilizador psimoes (sou eu, lembro-vos) apenas pode fazer login na maquina de Segunda a Sexta das 09h às 21h. Mas é possível ter um maior grau de pormenor e baralhar um pouco mais as coisas.
Por exemplo:
net user psimoes /time:M,-F,9PM-11PM;Sa,9AM-10PM;Su,12PM-8PM
ou seja, ao utilizador psimoes é permitido efectuar login no PC nas seguintes datas/horas:
- De Segunda a Sexta das 21h às 23h
- Sábados das 09h às 22h
- Domingos das meia-noite às 20h
Ou seja, andava mesmo muito controlado. Como repararam é possível agregar diferentes datas e diferentes configurações de horas, separando cada bloco por ponto e virgula.
Eu penso ter sido explicito na explicação, mas fica aqui a da Microsoft que de longe peca por ser confusa (ou não!)
“/times:{times | all} É a hora do logon. A opção times é expressa como dia[-day][,day[-day]],hora[-time][,time [-time]], estando limitada a incrementos de 1 hora. Os dias podem estar por extenso ou abreviados.
As horas podem estar na notação de 12 ou 24 horas. Para a notação de 12 horas, use am, pm, a.m. ou p.m. A opção all especifica que um utilizador pode sempre fazer logon, enquanto um valor em branco especifica que um utilizador nunca pode fazer logon. Separe as entradas de dia e horário com uma vírgula e separe várias entradas de dia e horário com um ponto-e-vírgula.”
Claro que isto pode sempre ser removido ou alterado. A remoção é tão simples como o executar o seguinte comando:
net user psimoes /time:all
E lá passava eu a poder entrar na minha conta todos os dias e a qualquer hora.
De fazer notar que, naturalmente, se a hora de fim de permissão chegar o utiilzador não é convidado a sair. Só estamos mesmo a controlar o acesso, não o tempo de sessão!