Os sistemas operativos oferecem hoje vários recursos ao nível da segurança informática. No entanto, há algumas funcionalidades que é o utilizador quem decide como devem ficar configuradas. Uma dessas opções é quanto a máquina se liga a uma rede e o sistema pergunta qual o nível de segurança que deseja.
Hoje mostramos como podem definir se o vosso PC fica visível ou não visível numa rede de dados.
Quando uma máquina Windows se liga a uma rede, seja por cabo ou sem fios, o utilizador pode definir que esta passa a estar visível ou não para as outras máquinas. Para isso o sistema questiona o utilizador sobre qual o perfil que pretende aplicar: Domínio, Privado ou Publico.
Como esconder a nossa máquina na rede?
Quando uma máquina se liga a uma rede pública (ex: aeroporto ou café), o utilizador deve ativar o perfil “Rede pública”. Neste caso, por omissão, a nossa máquina deixa de estar visível na rede. É ainda possível desativar a partilha de ficheiros e impressoras.
Acedendo à opção “Alterar definições de partilha avançadas” dentro do Centro de Rede e Partilha é possível alterar o perfil aplicado a cada rede.
Outra das opções é indo através de Definições > Rede e Internet e depois selecionar Ethernet ou Wifi.
Depois de selecionar a placa de rede o utilizador pode definir se quer tornar o PC detetável ou não.
Sempre que o utilizador se encontre ligado a uma rede que desconhece e não faz a gestão da mesma é importante que desative a opção “Tornar este PC detetável”. Na rede de casa essa opção pode estar ativada, até porque pode dar jeito para partilhar ficheiros com outras máquinas ou aceder a impressoras em rede.