Pplware

Windows 10: Saiba como atribuir permissões a ficheiros

Se é utilizador do sistema operativo da Microsoft certamente nunca ouviu falar ou se preocupou em definir/ver permissões de ficheiros e a diretórios. Tal como acontece no GNU/Linux (e em outros sistemas operativos), os ficheiros e diretórios têm sempre um dono e pertencem a um grupo, assim como têm associados um conjunto de permissões.

Hoje vamos ver como podem definir permissões de um ficheiro e de um diretório no Windows.


Porquê as permissões em ficheiros e diretórios?

O objetivo é claro: segurança. Ao definir permissões num ficheiro ou diretório podemos indicar se esses elementos são de leitura, escrita, se podemos modificar um ficheiro, entre outras permissões.

Como ver às permissões?

Para aceder às permissões de um ficheiro ou diretório e saber a que grupos e utilizadores pertence basta carregar com o botão do lado direito do rato sobre um ficheiro ou diretório e depois escolher a opção Propriedades. Em seguida, escolham o separador Segurança e aí podem ver a que grupos ou utilizador o ficheiro ou diretório está associado, assim como as permissões para cada um.

Como podem ver pela imagem seguinte, o utilizador PEDROPINTOCF3B, que pertence ao grupo Administradores, tem permissões totais para o objeto (que neste caso é um diretório) Pplware.

Como alterar permissões?

Para alterar permissões de um determinado ficheiro ou diretório, basta carregar em Avançadas. Dentro da interface é possível:

Por exemplo, para definir uma nova permissão basta carregar em Adicionar e dentro da interface devemos escolher qual o utilizador, tipo de permissão (permitir ou recusar), se essa permissão se aplica também a subpastas e ficheiros e depois escolher as permissões básicas.

Nota: É ainda possíveis definir permissões especiais que abordaremos em outro artigo.

E basicamente é isto. É simples definir permissões para ficheiros e diretórios e assim garantir a melhor segurança, especialmente em máquinas que são usadas por mais do que um utilizador. Fica a dica!

Permissões em Linux…

Exit mobile version