Pplware

Windows 10: Como proteger uma pasta contra Ransomware

O ransomware é, sem dúvida, a maior ameaça digital dentro da família do malware. Os ataques chegam normalmente por e-mail e, em poucos segundos, “raptam” a informação das máquinas. Em seguida é solicitado um valor monetário aos utilizadores para que possam voltar a ter acesso à informação.

Nesta área não há assim muitas ferramentas e o melhor mesmo é estarmos precavidos de tal ameaça. Com a ataualização Fall Creators, o Windows 10 passou a ter uma funcionalidade bastante interessante. Vamos ver como funciona.


O Windows 10 é, provavelmente, um dos sistemas operativos mais seguros da atualidade. Com as constantes ameaças de Ransomware, o sistema passou a integrar uma funcionalidade que garante a total segurança de pastas do sistema. Para ativar tal funcionalidade devem abrir o “Centro de Segurança do Windows Defender“.

Em seguida, no menu lateral esquerdo, escolham a opção “Proteção contra vírus e ameaças

Em seguida carreguem na opção Proteção contra vírus e ameaças

Depois façam scroll até encontrar a opção Acesso controlado a pastas. Ativem essa opção para que os ficheiros e subpastas estejam protegidos contra alterações não autorizadas por aplicações “não amigáveis”.

 

Por fim é só indicar quais as pastas que pretende manter seguras contra ataques de Ransomware, ou outro tipo de malware que proceda à alteração dos ficheiros.

Esta é uma funcionalidade bastante interessante mas, curiosamente, vem desativada. Para ativarem é só seguirem os passos apresentados anteriormente.

Se têm informação única e sensível no vosso sistema, não se esqueçam de a proteger para que nada lhe aconteça.

Exit mobile version