Pplware

Windows 10: 6 “hacks” para fazer no registo do sistema (I)

Como já referimos várias vezes, o Windows 10 é provavelmente o sistema operativo mais completo da atualidade. Além das milhares de “funcionalidades visíveis” que disponibiliza, é possível ainda fazer algumas alterações via o poderoso registo do sistema. Podemos desbloquear funcionalidades, alterar aspetos ao nível do design, entre muitos outros “hacks”.

Para quem se quiser aventurar, hoje deixamos a primeira parte de 6 interessantes hacks que podem fazer ao Windows 10 via registo do sistema.


O registo do Windows é o local onde este sistema operativo guarda todos os parâmetros que necessita para o seu correcto funcionamento. Para além das suas definições podem aí ser também encontrados outros de todos os programas que têm instalados e que podem usar.

 

Como aceder ao Registo do Sistema do Windows 10?

Para aceder ao registo do sistema do seu Windows 10 basta que procure pelo comando regedit. Não se esqueçam de fazer um backup antes de alterarem o que seja.

Para isso devem ir a Ficheiro > Exportar e indicar um nome e localização para fazer o backup do registo.

 

#1 – Mudar a interface para Dark Mode

Quem pretender mudar a “Definições” para Dark Mode basta que vá a:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Themes\Personalize

…e depois crie uma chave do tipo DWORD de 32 bits (botão do lado direito do rato > Novo > Valor DWORD 32)com o nome AppsUseLightTheme e com o valor zero.

Depois de criada a chave é só reiniciar o sistema ou o Explorer e o modo Dark Mode estará ativo.

 

#2 – “Desligar” o Centro de Acção

O “novo” Centro de Acção do Windows 10 apresenta as notificações do sistema e também um conjunto de atalhos para as mais vastas funcionalidades. Quem considerar esta funcionalidade inútil, pode simplesmente desativá-la.

Para isso basta ir a HKEY_CURRENT_USER\Software\Policies\Microsoft\Windows\Explorer

…e depois crie uma chave do tipo DWORD de 32 bits (botão do lado direito do rato > Novo > Valor DWORD 32) com o nome DisableNotificationCenter e com o valor zero.

Para aplicar, basta reiniciar o Explorer ou então reiniciar o PC.

 

#3 – Remover o botão do One Drive do Explorer

Se não usa o OneDrive então pode também remover o ícone que se encontra no Explorer.

Para tal basta ir a HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID e procurar por 018D5C66-4533

Depois na chave “System.IsPinnedToNameSpaceTree” mude o valor para zero.

Automaticamente o ícone do OneDrive irá desaparecer.

Estes são alguns dos hacks que podem experimentar no vosso Windows 10. Caso conheçam outros interessantes, partilhem connosco que teremos todo o gosto em os publicar. Brevemente daremos a conhecer mais três hacks interessantes para aplicar no registo do sistema.

 

Leia também:

Exit mobile version