A nova barra de tarefas do Windows 7 trouxe algumas alterações profundas que nos alteraram a forma de trabalhar e interagir com os programas abertos e em execução.
Mas uma das alterações que sofreu e que eu sinceramente não entendo é a presença do Windows Live Messenger na zona de programas abertos.
Prefiro de longe o comportamento com que somos presenteados nas anteriores versões do Windows e que é junto dos restantes ícones no System Tray. Sei que está lá e que se precisar dele o tenho à mão. Não preciso dele ali a atrapalhar.
Haverá eventualmente quem goste deste comportamento, mas de certeza que muitos concordam com a minha opinião.
Mas este comportamento pode ser corrigido de forma rápida e simples.
Eis então a forma de o corrigir:
- Fechar o Windows Live Messenger
- Navegar até C:\Program Files\Windows Live\Messenger
- Clicar com o botão direito do rato em msnmsgr.exe e escolher “Propriedades“
- Escolher o separador “Compatibilidade“
- Aceder à zona “Modo de Compatibilidade“, activar a opção “Executar este programa em modo de compatibilidade para:” e seleccionar “Windows Vista” (com ou sem Service Pack, fica ao vosso critério)
- Clica em OK
- Voltar a lançar o Windows Live Messenger
Agora o Messenger terá passado da zona de programas abertos para a zona mais à direita do System Tray, onde fica arrumadinho e sem atrapalhar.
Pelo que testei este novo comportamento pode ser aplicável facilmente a outros programas que nas versões anteriores do Windows eram enviados de castigo para o System Tray em vez de andarem a brilhar na zona de programas da barra de tarefas.