Pplware

Whatsapp: 2 Boas dicas para não ser incomodado!

Praticamente todos os serviços de mensagens oferecem-nos a possibilidade de ter a informação de recepção e/ou leitura da mensagem enviada. Mas nem todos gostam destas funcionalidades. Porquê? Porque nem sempre é favorável que se saiba que a mensagem que nos foi enviada, foi também lida.

Mas mais do que aprender a desactivar esta situação, vamos hoje ver o que acontece quando bloqueamos alguém no Whatsapp.

Se muitos utilizadores agradecem pela existência da notificação de recepção e leitura das mensagens, em igual número deverão existir os que adorariam que esta informação não existisse. O Whatsapp dá agora a possibilidade de escolha aos próprios utilizadores.

Para qualquer uma das dicas que vos vamos facultar, o menu será sempre no mesmo local. Comece por tocar nas reticências verticais, no canto superior direito do seu ecrã. Após isso, deverá seleccionar “Definições” e no menu seguinte irá escolher a chave, “Conta”.

Desactivar confirmação de recepção e leitura

Vamos então começar por desactivar a confirmação de que estamos a ver o que nos enviam. No entanto, não podemos esquecer que este sistema é baseado no conceito “não vês nem és visto”, o que significa que se optar por não dar a oportunidade do destinatário ver que leu a mensagem, então também não vai poder ter acesso aos famosos certos azuis.

Ao aceder ao menu “Conta” deverá seleccionar “Privacidade”. Neste novo menu, irá percorrer o ecrã até às últimas opções aí disponíveis. Como poderá verificar, tem a opção “Recibos de Leitura” seleccionada, deverá retirar essa selecção. Aí também tem o aviso de que deixará de ter acesso aos avisos de leitura de quem recebe as suas mensagens.

Depois de retirar esta selecção, as mensagens são dadas como recebidas, mas nunca como lidas. Mas atenção, mesmo depois de voltar a ter activa esta opção, as mensagens que tinham sido enviadas, nunca terão a notificação da leitura das mesmas.

Como podemos ver na primeira imagem abaixo, as primeiras mensagens foram enviadas e ganharam os certos azuis. No entanto após a mudança, nenhum dos contactos ficou com a confirmação de leitura, como poderão ver abaixo.

anterior próxima

Como bloquear um contacto?

Mas mesmo com a falta de notificação de leitura, há contactos que irá simplesmente preferir que não tenha a possibilidade de trocar mensagens consigo. Para isso, deverá voltar ao menu “Privacidade”. A opção acima da que falámos anteriormente, é a que nos irá bloquear contactos no Whatsapp.

Deverá então seleccionar a opção que indica “Contactos Bloqueados: Nenhum”. Atenção, apenas dirá “Nenhum” se efectivamente nunca tiver bloqueado nenhum contacto. Neste exemplo o afortunado foi o colega Pedro, que após esta selecção deixará de me conseguir contactar ou ser por mim contactado.

O que acontece após o bloqueio?

Após esta selecção, irá aparecer a indicação de que tenho um contacto bloqueado e o Pedro não conseguirá entrar em contacto comigo. No entanto, existe sempre a curiosidade de saber o que acontecerá após um bloqueio. É isso que iremos mostrar de seguida.

Como poderá verificar na imagem abaixo, a mensagem é dada como enviada, mas nunca como recebida nem lida. Assim, o emissor nunca saberá que foi bloqueado.

Dica Extra: Como poderá ver, em baixo do nome do contacto com quem falamos, tem a indicação da última vez que a pessoa esteve online. A falta desta informação é uma das indicações de que esse contacto nos bloqueou.

 

E o que acontece depois de desbloqueado?

Pois bem, para que não restem dúvidas, decidimos também mostrar o que acontece depois de desbloquear alguém. Será que recebemos as mensagem que nos foram enviadas? A resposta é: Não.

Poderão verificar na imagem seguinte que, neste caso, eu e o Pedro voltámos a contactar mas sem que eu tenha recebido as mensagens que ele enviou durante a altura em que esteve bloqueado. Podem também confirmar que, o meu contacto voltou a ter a fotografia que está seleccionada por mim no próprio Whatsapp, bem como a informação de que estou Online.

 

Há dicas que apesar de simples, nem todos conhecem, no entanto podem ajudar e facilitar a vida de quem utiliza estas ferramentas diariamente. Seja para não ter de responder de forma imediata, apenas porque fica mal deixar alguém sem resposta, quer seja para bloquear alguém com quer não quer ter contacto.

E vocês, acham útil o Whatsapp ter estas funcionalidades?
Exit mobile version