Como sempre se aprende algo de novo e eu gosto de partilhar convosco toda a boa informação que apanho eis que vos deixo aqui um pequeno truque que vos pode ser de grande ajuda quando querem configurar mais um portátil na vossa rede wireless e não se lembram da vossa famigerada chave de acesso. Pode ainda ser muito útil quando encostam o velhinho portátil e ligam o novo “maquinão” que foram buscar hoje à loja.
Resumidamente o que vos vou ensinar é a exportar perfis de interface de rede sem fios. E claro, depois, a importar os mesmos para um PC.
A única limitação que têm é que este “truque” apenas funciona no Windows Vista. O XP tem uma limitação muito grande, sendo possível apenas exportar e importar perfis de rede cablada.
Existem algumas alternativas para contornar este problema, mas implicava desenvolver código e instalar uma panóplia de patches e de API’s e não é para isso que aqui estamos. Deixemos isso para os profissionais e vamos cingir-nos ao mais simples.
Todo este processo passa por exportar o perfil para um ficheiro XML que contém toda a informação que configuraram.
Para iniciarmos o processo de exportação do nosso perfil Wireless basta abrirmos uma janela de DOS (Iniciar -> cmd)
Na nova janela basta darmos o seguinte comando:
netsh wlan show profiles
Desta forma ficamos a saber quais os perfis que temos configurados no nosso PC. Grosso modo é a lista das redes sem fios que temos configuradas. Desta forma podemos escolher qual o perfil que queremos exportar.
Aproveitando a janela que já temos aberta vamos então exportar o perfil da nossa preferência. Para isso temos o comando abaixo:
netsh wlan export profile <nome do perfil> folder=”<local a guardar o ficheiro>”
em que:
- <nome do perfil> é o nome do perfil que querem exportar. Normalmente é o SSID da rede wireless. Como estivemos a verificar quais os perfis configurados basta escrever o pretendido. Este campo não é obrigatório. Caso não coloquem nada ele exporta todas os perfis existentes, um por ficheiro.
- <local a guardar o ficheiro> é o caminho para o local onde querem guardar o ficheiro XML. Desde c: a c:\backups (não leva barra no fim!). Este campo também não é obrigatório, mas têm de colocar no mínimo folder=., caso não coloquem nada ele grava no local onde comando foi invocado.
Exemplo de um comando plenamente funcional:
netsh wlan export profile simoes folder=”c:”
Neste caso o que foi feito foi a exportação do perfil simoes (a minha rede sem fios lá de casa!) para o ficheiro “Wireless Network Connectio-simoes.xml” que se encontra em c:\
Agora coloquem esse ficheiro numa pen e façam dele o que bem entenderem. Mas lembrem-se que se eu o importar para o meu PC tenho acesso à rede sem fios. Isto claro se não houver controlo por mac address no AP.
Mas agora que exportaram o ficheiro e a intenção não era guardar o mesmo para a posterioridade é hora de dar uso ao mesmo.
Para começar copiem o ficheiro xml que geraram no passo anterior para o novo PC e num local que saibam.
De seguida abram uma janela de DOS (Iniciar -> cmd)
Na janela que se abriu devem dar o comando abaixo:
netsh wlan add profile filename=”<localizacao/do/nome_do_ficheiro.xml>”
em que:
- <localizacao/do/nome_do_ficheiro.xml> é o caminho completo para o ficheiro xml que copiaram. Uma dica (dentro da dica) é renomearem o ficheiro que copiaram para algo mais curto e de preferência sem espaço e uma palavra apenas, algo do género simoes.xml. Este campo é obrigatório e indica qual o ficheiro que o netsh deve carregar.
Exemplo de um comando plenamente funcional:
netsh wlan add profile filename=”c:\simoes.xml”
Neste caso o que foi feita a importação do perfil simoes para a configuração de rede sem fios, tendo por base o ficheiro “simoes.xml” que se encontrava em c:\
E assim damos por terminada mais uma dica da semana (não confundir com um certo jornal gratuito). Espero que tenha sido do vosso agrado e que lhe dêem um bom uso.
Se acharam a coisa difícil demais podem sempre usar o Wireless Key View e configurar tudo à mão! Aprendam a ser malandros, compensa!
Descobri também uma interface gráfica para estes comandos mas, primeiro gosto de vos ensinar a pescar e só depois vos levo ao restaurante do peixe assado. Fica para outro artigo.