Aproveitando uma sugestão do Pedro Ribeiro deixada no post que introduziu este tema, agradeço desde já, fui indagar a utilidade desta ferramenta. Tenho abordado este tema, o UAC, pois parece-me uma das medidas mais significativas do Vista em termos de segurança, logo será ou não o seu calcanhar de aquiles.
Seguindo este software podemos configurar o Controlo de Contas do Utilizador em 3 distintos modos de operacionalidade.
Turn UAC off Now Opção radical que desliga imediatamente o UAC, fará com que o Vista funcione em termos de permissões tal como conhecemos no XP, o utilizador é administrador e gere sem limitações as questões se segurança.
Switch UAC to the quiet mode Esta será a opção de equilibrio. Activando o modo silencioso não estará a desligar o UAC, neste estado o UAC apenas não dispara constantemente os avisos de segurança, este diferenciará acções de instalação. Depois de experimentar continuo a achar que podemos desligar os avisos, o Windows voltará a lembrar que o serviço está “intermitente”.
Turn UAC on Esta opção volta a colocar o sistema de protecção no modo activado, conferindo ao Windows a protecção de administrador.
Note que ser desligar por completo o UAC Turn UAC off Now ou o colocar em modo silêncio Switch UAC to the quiet mode este apresentará constantemente a mensagem de aviso de verificação das definições do Controlo de conta de utilizador.
Para desligar os avisos fazemos duplo clique por cima no ícones de aviso, esse ícone vermelho na barra de tarefas e estaremos agora com a janela do Dentro de Segurança aberta. Reparem no lado esquerdo da janela para a opção “Alterar a forma como sou alertado pelo centro de segurança.
Um clique nessa opção e abre-se uma nova janela com várias opções:
Poderá desligar por completo os avisos, ou deixando o ícone de aviso na barra somente para lembrar, sem aparecer os balões informativos.
Se escolhermos a opção “ Não notificar e não apresentar o ícone” estes avisos jamais o incomodarão.
Não se esqueça que depois de cada alteração no modo UAC o Windows pedirá para reiniciar, carregando assim as suas alterações de configuração de segurança.
Se tivesse já alterado este padrão de actuação do UAC nos serviços, de forma manual, esta aplicação e consecutivas alterações sobrepõem as anteriores modificações nos serviços do Windows, como mostrado nas imagens.