Pplware

Tutorial Raspberry Pi – Instalar o phpMyAdmin

Por Henrique Dias para o Pplware

Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

O phpMyAdmin é uma plataforma web, escrita em PHP, que permite a fácil administração de bases de dados MySQL através da sua interface intuitiva, fluída e organizada num simples browser.

Como instalar o phpMyAdmin no Raspberry Pi?

Antes de instalar o phpMyAdmin é necessário ter instalado o Apache, PHP e MySQL – pode ver como o fazer através dos passos iniciais deste artigo. Começamos por instalar o phpMyAdmin através do seguinte comando:

sudo apt-get install phpmyadmin

Durante a configuração ir-lhe-à ser perguntado o servidor web que quer que seja configurado com o phpMyAdmin. No nosso caso, escolhemos apache2.

Agora será necessário configurar a base de dados do próprio phpMyAdmin, por isso irá ver a seguinte mensagem:

Selecione Yes. Depois será solicitada uma senha administrativa, esta é a senha de root que foi definido durante a instalação do MySQL.

Será também solicitada uma senha para o PhpMySQL. Eu utilizei a mesma senha que a do root do MySQL, mas cabe a si decidir a senha que irá colocar. Anote a senha em qualquer local seguro.

Depois destas configurações, o phpMyAdmin já irá estar instalado mas ainda não está acessível através de http://<ip-do-pi>/phpmyadmin . É isso que vamos agora configurar.

Execute o seguinte comando:

sudo nano /etc/apache2/apache2.conf

No final do ficheiro inclua:

Include /etc/phpmyadmin/apache.conf

Guarde o ficheiro pressionando CTRL+X e depois Y, enter.

Agora basta simplesmente reiniciar o Apache2 com o seguinte comando:

sudo /etc/init.d/apache2 restart

Agora o phpMyAdmin já está acessível através de http://<ip-do-pi>/phpmyadmin.  Agora a gestão das bases de dados MySQL no seu Raspberry Pi vai-se tornar mais fácil.

Exit mobile version