Atualmente são várias as tecnologias na área da programação que simplificam a construção e desenvolvimento de aplicações e plataformas digitais. Se acompanha a área da programação de serviços/aplicações certamente que já ouviu falar no termo “Web Services” e API.
Hoje vamos mostrar como podem criar uma API RESTful com autenticação em apenas 5 minutos usando a framework loopback.
O objetivo deste tutorial é a criação de uma pequena app para um restaurante que permita consultar e inserir ementas. Para tal vamos usar como linguagem de programação o nodeJS, como base de dados o MongoDB e a framework LoopBack que nos vai permitir criar facilmente, de forma dinâmica, end-to-end REST APIs.
Para a criação de uma API RESTful com autenticação em apenas 5 minutos devem ter o nodeJS já instalado (saiba como instalar no Ubuntu, Windows e macOS) e também o mongoDB. Depois é só seguir os seguintes passos:
#1 – Iniciar o projeto
Para iniciar um projeto em nodeJS devem começar por criar uma pasta, aceder à mesma e depois executar o comando npm init.
Para isso basta que executem os seguintes comandos no terminal:
mkdir restaurante
cd restaurante
npm init
Em seguida devem preencher os dados para a vossa aplicação. No nosso caso preenchemos assim:
#2 – Instalação do LoopBack CLI via NPM
Para instalar o loopBack CLI via NPM basta que usem o seguinte comando
npm install -g loopback-cli
#3 – Criação da Aplicação
Para iniciar o desenvolvimento da app usando a framework loopback devem executar o comando lb. Depois devem indicar:
- Nome da Aplicação (ex. restaurante)
- Versão Loopback (Active Long Term)
- Tipo de Aplicação (api-server, pois vamos pretender que a app tenha autenticação)
Após este passo a nossa API está criada. Para testarem, com os dados que já temos, basta que executem no terminal o comando node .
Depois basta que insiram no browser o seguinte endereço: http://localhost:3000/explorer/#/User
Como podem ver, com recurso à framework loopback já temos criados e documentados os métodos para inserir utilizadores, pesquisar, apagar, remover, fazer login, logout, possibilidade de mudar a password, entre outros… todos os métodos foram criados de forma “automática”.
Na parte 2 deste tutorial vamos ensinar como criar modelos e como inserir e consultar dados na base de dados MongoDB. O processo é igualmente simples, pois, iremos continuar a usar a framework loopback. Estejam atentos.