Atualmente são várias as tecnologias na área da programação que simplificam a construção e desenvolvimento de aplicações e plataformas digitais. Se acompanha a área da programação de serviços/aplicações certamente que já ouviu falar no termo “Web Services” e API (Application Programming Interface).
Hoje vamos aprender como criar uma simples API com a plataforma loopback da IBM.
O que é uma API?
A sigla API significa Application Programming Interface, em Português, Interface de Programação de Aplicações.
Esta permite a integração de sistemas, apresentando vantagens como a proteção e segurança dos dados, otimização da performance da plataforma, automatização dos processos, facilidade na troca de informação entre sistemas com diferentes linguagens de programação e a própria monetização da API (cobrando, por exemplo, para que os utilizadores possam aceder a um determinado tipo de informação).
Resumidamente, uma API é um conector/interface que faz a interligação entre diferentes aplicações/sistemas com linguagens de programação distintas, de forma célere e com toda a segurança necessária. Estas podem ser utilizadas nos mais diversificados tipos de negócio e nos mais diferenciados contextos – Podem saber mais aqui.
Criar uma API com a plataforma loopback da IBM
A framework LoopBack da IBM permite a criação de API de uma forma muito simples e intuitiva. Esta framework funciona como um assistente de criação da API. O programador facilmente pode definir uma modelo de dados, criar controladores, interligar a sua API com bases de dados, etc.
Para usar esta plataforma devem seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Instalar o NodeJS (macOS, Linux, Windows)
Passo 2 – Instalar o LoopBack 4 via CLI
Depois de instalado o NodeJS, podem instalar o LoopBack 4 via CLI usando o gestor de pacotes npm.
npm install -g @loopback/cli
Passo 3 – Criação da App
Para a criação de uma app, vamos usar o comando lb4 app. Depois basta preencher o solicitado.
Nota: No Windows basta usar lb4 app. No macOS, devido a alguns problemas, foi forçada a criação da app com o comando lb4 app –config ‘{“name”:”my-app”}’ (sendo que my-app é o nome da app).
Se tudo for executado sem erros, basta que abram a vossa primeira app no browser usando o endereço que é disponibilizado.
Podem experimentar, por exemplo, o método ping que apresenta dados de ligação ao servidor local.
Num próximo tutorial iremos ensinar a criar um controller e a criar uma pequena lista de afazeres, num modelo de API. Estejam atentos.