Pplware

Turbinar o Windows… Parte III

Se pensarmos numa optimização extrema do Windows XP, o mais provável é termos de passar (obrigatório) pela desactivação de serviços do Windows que iniciam automaticamente com o início de cada sessão. Muitos deles são preciosa ajuda para o dia-a-dia, mas uma grande parte, que vem predefinido na configuração standard do Windows, não nos serve para nada. Mas, a quantidade de recursos que consome é significativo!

Como tudo nesta vida, vamos começar pelo princípio. Onde estão esse comandos? Muito bem, vamos ao botão “Iniciar”, depois na opção “Executar” e digitamos “services.msc” (sem aspas). Depois do enter seremos confrontados com a janela onde figuram os serviços que o Windows tem programado para executar variadas tarefas respeitantes à interacção PC/Utilizador.

Em cada serviço tem uma pequena descrição da funcionalidade desse mesmo serviço. Faça um clique com o botão direito do rato sobre um desses serviços e seleccione “Propriedades” e, no separador “geral” abra a opção “Tipo de arranque”. Aí terá a possibilidade de alterar o tipo de arranque: Se tiver uma instalação típica, muitos serviços são configurados como “automáticos” (isto é, são iniciados automaticamente quando o sistema é iniciado ou quando o serviço é chamado pela primeira vez).

Se um serviço estiver configurado como “manual”, deve iniciar o serviço manualmente antes de poder ser carregado pelo sistema operativo e ficar disponível para utilização. Se um serviço estiver configurado como “desactivado”, não pode ser iniciado automática ou manualmente.

Dada a explicação vamos dar uma olhadela a uma lista de serviços que podem ser dispensados do arranque inicial, poupando assim muitos recursos do sistema:

Atenção: antes de desactivar qualquer serviço, sugiro que faça um ponto de restauro para que possa reverter a acção caso não obtenha o resultado pretendido. Para fazer um ponto de restauro clique aqui.

– Actualizações automáticas (Automatic Updates) Se actualizamos o Windows manualmente, por acesso ao “Windows Update” ou com o Autopatcher, pode desactivar este serviço.

– Ajuda e suporte (Help and Support) Serviço de ajuda do Windows. Volta a activar-se se utilizar a opção “Ajuda e Suporte” do menu “Iniciar”. Nesse caso volte a desactiva-lo.

– Alerta (Alerter) Notificações administrativas e de rede.

– Alertas e registos de desempenho (Performance Logs and Alerts) Analisa desempenho de aplicações.

– Armazenamento protegido (Protected Storage) Utilizado para armazenar palavras passe pelo IE. Desactivar se não utilizamos esta função.

– Cliente DHCP (DHCP Client) Este serviço recebe informação de um IP dinâmico de rede sempre que o computador iniciar. Desnecessário se não utilizamos o computador em rede.

– Cliente de Distributed LinkTracking (Distributed LinkTracking Client) Liga ficheiros NTFS entre vários computadores em rede. O utilizador comum nunca utiliza…

– ClipBook (ClipBook) Partilha da área de transferência com outros computadores de rede. Se não usa uma rede desligue.

– Configuração zero sem fios (Wireless Zero Configuration) Desnecessário se não possuí ligações sem fios.

– Compatibilidade de “Mudança rápida de utilizador” (Fast User Switching Compatibility) Permite vários utilizadores ligados ao mesmo tempo. Se não usa este perfil, desligue.

– Detecção de hardware da shell (Shell Hardware Detection) Detecção automática de novo hardware.

– DTC (Coordenador de transacções distribuídas) (Distributed Transaction Coordinator) Destinado a coordenar aplicações distribuídas, por exemplo, as bases de dados.

– Gestor de contas de segurança (Security Accounts Manager) Se não utiliza várias contas de utilizador desligue este serviço.

– Hora do Windows (Windows Time) Sincronização da hora com servidor da Internet.

– Identificação da localização na rede (NLA – Network Location Awareness) Apenas necessário quando se partilha acesso à Internet.

– Início de sessão secundário (Secondary Logon) Permite processos executados com permissões diferentes do utilizador.

– Mensageiro (Messenger) Serviço de mensagens curtas em rede local.

– Notificação de evento de sistema (System Event Notification) Regista acontecimentos numa rede local, se não está em rede, desligue.

– Programador de tarefas (Task Scheduler) Agenda tarefas, desactive se não utiliza.

– Serviço de identificação SSDP (SSDP Discovery Service) Identifica dispositivos numa rede local. Desnecessário.

– Serviço de relato de erros (Error Reporting Service) Reporta erros à Microsoft.

– Serviço de Restauro do sistema (System Restore Service) Desactive este serviço se não deseja utilizar o restauro do sistema, o que consome recursos.

– Serviço COM de gravação de CD de IMAPÍ (IMÂPI CD-Buming COM Service) Serviço de gravação de CD’s integrado no Windows XR. Desnecessário quando se utiliza um outro programa de gravação.

– Serviço de indexação (indexing Service) Este serviço é desnecessário.

– Serviços IPSEC (IPSEC Services) Só necessário quando se utiliza um serviço de acesso remoto.

– Serviços criptográficos (Cryptographic Services) Serviços de assinaturas digitais e autenticidade de certificados. Desactive se não utiliza.

– Serviços de terminal (Terminal Services) Acesso remoto ou partilhado (vários utilizadores) Desactive se não utiliza.

– Servidor (Server) Desligue este serviço se não partilha ficheiros nem impressoras em rede local.

– Spooler de impressão (Print Spooler) Apenas conveniente quando se imprimem vários ficheiros “pesados” ao mesmo tempo para uma impressora de fraca capacidade.

– Temas (Themes) Se pretende o melhor desempenho e não a melhor aparência, desactive esta opção. Ganha cerca de 5 MB de memória livre.

– Webclient (WebClient) Este serviço permite a aplicações do Windows acederem à Internet. Não tem nada a ver com a navegação, pode desliga-lo.

– Windows Image Acquisition (WIA) Aquisição de imagem para scanners e câmaras. Desactive se não utiliza scanner ou cãmaras digitais directamente ligadas ao PC

Estas são opções que no meu caso tomo como válido para tornar um PC mesmos vantajado, mais rápido. Se por ventura alterar algum serviço e deixar de funcionar alguma função que normalmente usa, pode reverter a situação, activando o serviço de novo.

Links Relacionados:

Exit mobile version