A evolução da tecnologia traz vários problemas, além, claro, de todas as virtudes que lhe reconhecemos. Um problema recorrente é o que fazer com os “monos”, os equipamentos que colocamos na gaveta e que já não usamos.
Há pessoas que guardam tudo, outras que não guardam nada, desfazem-se do velho quando trocam por algo novo e há ainda quem consiga dar vida aos dispositivos que, aparentemente, já estão ultrapassados.
Sugerimos 5 opções para revitalizar o iPhone que tem na gaveta agora que comprou um smartphone novo.
Pode não ter essa consciência, mas cada equipamento desses tem mais tecnologia que muitos de outros dispositivos que tem em casa, hoje um smartphone é um equipamento super avançado, capaz de processar informação e de se adaptar a cenários que nunca imaginou.
Lembra-se do artigo que mostra tudo o que foi “substituído” por um smartphone?
Então vamos à lista de 5 sugestão de revitalização.
1# Controlar dispositivos inteligentes em sua casa
Como todos sabemos o iPhone está equipado com tecnologias de Wi-Fi e Bluetooth, duas tecnologias que estão presentes em muitos dos mais recentes dispositivos inteligentes que podem equipar e tornar a sua casa “mais inteligente”.
Então pode ter o iPhone a controlar a iluminação, por exemplo recorrendo a um kit Hue, ou usar o iPhone para voltar ao velho estilo Jukebox com a sua Sound Bar. Mas há mais: pode usar para controlar sensores de temperatura, sensores de segurança, comando da sua box de TV e muitos outros dispositivos que pode usar para o seu conforto.
2# Ofereça um divertimento seguro aos seus filhos
Sabemos que são uma atracção para estes demónios da tecnologia. As crianças “de hoje” já trazem o dedo apontado para desbloquear o smartphone e começar a jogar ou a mexer em tudo o que está no ecrã. Mas os pais não deixam, uns porque não querem ver o iPhone aos trambolhões e outros porque têm medo que as crianças acedam à Internet, onde ainda não têm noção do que podem ou não ver e há que controlar o acesso a tudo o que não é ainda para as suas idades.
Mas a verdade é que existe uma solução fácil de usar e dar nova vida ao velho iPhone. Chama-se Apple Configurator e foi desenvolvida pela Apple. Inicialmente foi entregue aos funcionários da empresa de Cupertino para que estes limitassem o acesso de terceiros aos conteúdos ainda secretos do iPhone.
Actualmente, a Apple disponibiliza gratuitamente esta app como um serviço de segurança para pais e encarregados de educação… e de outras pessoas que necessitem de filtrar o que se pode ou não ver num iPhone.
Desta forma poderá criar perfis de utilização, onde tem a possibilidade de instalar apenas aplicações autorizadas, filtrar os conteúdos a que o seu filho pode aceder e até mesmo desligar a câmara, tudo isto para que as crianças se possam divertir de uma forma segura e controlada. Esta aplicação é gratuita e poderá ser descarregada através da App Store.
3# Transforme o seu iPhone num telefone de casa
Outra possibilidade para revitalizar o seu iPhone é passar a utilizar o mesmo como um telefone de casa através do fantástico recurso presente no iOS 8 que lhe permite fazer chamadas via Wi-fi.
Desta forma poderá colocar o seu antigo iPhone na sua cozinha, no quarto ou em qualquer lugar de sua casa e ter sempre disponível um “telefone de casa sem fios”.
Poderá ainda definir o seu iPhone antigo para tocar sempre que o seu novo iPhone estiver também ligado à mesma rede, o que quer dizer que se receber uma chamada no seu novo iPhone, o seu velho iPhone também irá tocar, o que faz com não perca mais nenhuma chamada importante.
4# Transforme o seu velho iPhone num GPS
Cada vez mais as operadoras de telecomunicações fornecem pacotes de dados mais interessantes o que lhe vai permitir utilizar os seus dados móveis para receber e realizar chamadas mas também para utilizar o seu velho iPhone como um sistema de GPS e de música.
Basta então colocar o seu iPhone num suporte para automóvel e começar a utilizar como se de um GPS se tratasse. Caso não pretende contratar nenhum serviço de dados poderá utilizar sempre aplicações de GPS gratuitas como é o caso do MEO Drive disponível na App Store.
5# Configure o velho iPhone como câmara de segurança
Para finalizar esta lista, poderá sempre optar por utilizar o seu velho dispositivo como se duma câmara de segurança se tratasse.
É muito simples, basta descarregar a aplicação gratuita Presence e ela vai permitir-lhe transmitir vídeo a partir do seu iPhone para vários espectadores em simultâneo, permitindo ainda controlar a luz LED na parte traseira do dispositivo para uma melhor visualização nocturna.
Uma outra alternativa é a utilização da aplicação também gratuita Manything, que lhe permitirá transmitir vídeo e gravá-lo na nuvem. Para além disso, esta aplicação está ainda equipada com um sensor de movimento.
E assim terminamos esta nossa lista, que outra sugestão tem para dar uma nova vida ao velho iPhone?
Por Hugo Sousa para Pplware