Pplware

Tem problemas no iTunes desde que instalou a versão 12.2?

Desde que esta semana a Apple lançou o seu serviço de música que o seu ecossistema se tem estado a adaptar. Primeiro foi a chegada do iOS 8.4 e depois o novo iTunes 12.2.

Se no caso do iOS tudo corre sobre rodas, há muitos utilizadores do iTunes que se estão a queixa de problemas com as músicas que tinham já antes nesta aplicação.

Felizmente existe uma solução, ainda que não oficial, e que trata deste problema de forma simples e rápida. Vamos conhecê-la.

As queixas da maioria dos utilizadores da nova versão do iTunes assentam num problema na ordenação das músicas e dos álbuns, podendo também haver problemas com as capas dos álbuns e outra informação.

Em casos raros podem até haver problemas de reprodução das próprias músicas, que assim deixam de estar completamente disponíveis para o utilizador.

Do que pode ser já compreendido o problema surge quando o utilizador activa o iCloud Music Library, que permite a sincronização de músicas entre os vários dispositivos do utilizador.

Enquanto a Apple não apresenta uma solução formal e definitiva para este problema, vamos apresentar uma solução que tem funcionado.

Comecem por usar o Finder para acederem à pasta do iTunes do utilizador que está com problemas. Por norma esta fica em <nome_utilizador> => Música => iTunes.

Dentro dessa pasta localizem o ficheiro iTunes Library.itl e movam-no para fora desse local, arrastando-o para o Desktop, por exemplo.

De seguida encontrem e acedam à pasta Previous iTunes Libraries. Esta está dentro da pasta iTunes, associada ao utilizador e onde estavam a mexer antes.

A lista de ficheiros deverá mostrar vários no formato iTunes Library<DATA>.itl e só precisam de encontrar o mais recente. Alterem-lhe o nome para iTunes Library.itl e coloquem-no na pasta acima (iTunes).

O processo fica assim terminado e ao lançarem o iTunes tudo deverá estar de novo como inicialmente, com as músicas, álbuns e outros elementos todos certos e bem organizados.

O problema estava na forma como os dados foram recolhido e armazenados no ficheiro de dados. Ao reverterem para um com uma data anterior conseguem ter de volta a organização e a informação bem ordenada para que o iTunes a possa ler e apresentar.

Este problema está a afectar apenas o iTunes 12.2 e deverá ser resolvido de forma oficial dentro de dias pela Apple, provavelmente com o lançamento de uma nova versão do iTunes.

Exit mobile version