Pplware

Sysprep: Criar uma instalação personalizada do Windows 10 #1

Para todos os utilizadores que têm de instalar diversas máquinas Windows, a tarefa repetitiva de efetuar uma instalação de raiz em cada equipamento pode, com o tempo, tornar-se entediante. O Windows permite que capturemos uma imagem de um ou mais discos e que a apliquemos em qualquer equipamento, quer manualmente quer por meio de sistemas centralizados, como o System Center Configuration Manager ou o Windows Deployment Services.

Este processo tem alguns passos que iremos descrever ao longo de uma série de artigos. Em primeiro lugar veremos como preparar a nossa máquina de base, que chamaremos de maquete, para podermos exportar a sua imagem.


Instalação do Windows 10

A instalação de um equipamento maquete é feita como qualquer instalação do Windows. É verdade que pode também ser feito através do modo Audit, mas neste caso iremos apenas usar o método habitual. Deveremos instalar o Windows 10 através da nossa PEN USB como habitualmente o fazemos. Instalaremos ainda o nosso software desejado como, por exemplo, um leitor PDF, Office, browsers, leitores de vídeo, entre outros, incluindo updates do Windows.

Dependendo da forma como iremos depois instalar a nossa imagem poderemos, ou não, instalar drivers. Isso só deverá ser feito caso a maquete seja aplicada em computadores semelhantes. Mesmo sem a instalação de drivers, o Windows, durante o primeiro arranque, irá instalar os nossos dispositivos e a maioria funcionará sem problemas com os drivers que o Windows tem por omissão nos dias de hoje.

 

Remover aplicações do Windows 10. Para quê?

Após a nossa instalação, no caso do Windows 10, deveremos remover as aplicações que vêm no Windows 10 antes de preparar o nosso sistema. Porque fazemos isso? Sem este comando, a preparação e generalização da imagem darão alguns erros pela forma como as aplicações são instaladas e provisionadas para os diferentes utilizadores. Deixaremos a Store que permitirá depois instalar de novo as aplicações. Em caso de updates com mudança de versão, essas aplicações serão reinstaladas novamente.

Para isso deveremos abrir uma consola de PowerShell em modo administrador:

E deveremos correr o seguinte cmdlet PowerShell:

Get-AppxPackage -AllUsers | where-object {$_.name –notlike "*store*"} | Remove-AppxPackage

Teremos algumas mensagens de erro durante o processo, mas que serão normais e que, neste caso, poderemos ignorar.

 

Sysprep do sistema

Após correr este cmdlet poderemos então avançar com o Sysprep do nosso sistema.

Instalações do sistema operativo Windows incluem muitos elementos únicos por instalação que precisam ser “generalizados” antes de capturar e implantar uma imagem de disco para vários computadores. Alguns desses elementos incluem:

O Sysprep procura solucionar essas questões permitindo a geração de novos nomes de computadores, SIDs únicos e bancos de dados de cache de drivers personalizados durante o processo do Sysprep.

Podemos aceder à ferramenta Sysprep na pasta:

C:\Windows\System32\Sysprep

Nessa pasta deveremos correr o seguinte ficheiro como administrador:

De seguida deveremos escolher as seguintes opções:

A opção OOBE fará com que o computador, no primeiro arranque e após a aplicação da imagem, entre no modo Out of the Box Experience, ou seja, os ecrãs iniciais de configuração base de um sistema Windows, conforme acontece numa instalação normal.

A opção Shutdown é usada para que depois possamos capturar a imagem, ligando o PC e arrancando por uma pen USB especial que permitirá esta exportação.

Ao fazer OK o processo de Sysprep irá arrancar e, seguindo estes passos, o mesmo deverá encerar o computador ao terminar. Em caso de erros poderemos ver os logs de sysprep na pasta C:\WIndows\System32\Sysprep\Panther e verificar os códigos de erro que aí são apresentados. Da minha experiência, os problemas normalmente são causados pelas aplicações Windows associadas à Windows Store. Essa situação fica assegurada correndo os cmdlets PowerShell que mencionámos anteriormente.

Se não existirem erros estaremos prontos a capturar a imagem do nosso sistema maquete. No próximo artigo, veremos como criar a pen USB de boot com o Windows PE e capturar a nossa imagem.

 

Leia também:

Exit mobile version