Pplware

Veja como ficou simples tornar o Windows 10 num hotspot Wi-Fi

Há já algum tempo que a Microsoft resolveu dar ao Windows a capacidade de funcionar como um hotspot, partilhando a Internet com todos os dispositivos que estiverem próximos dessa máquina.

Activar este modo não era um processo simples e requeria alguns comandos em DOS que nem todos entendiam. Mas, a chegada da Actualização de Aniversário trouxe uma novidade que todos vão apreciar.

Exceptuando algumas aplicações que foram criadas, o activar do modo hotspot no Windows não era um processo simples. Para além de nem todos entenderem se as suas placas Wi-Fi eram suportadas, havia ainda o problema de estar a copiar e colar comandos de DOS que, para além de serem difíceis de decorar, eram também pouco perceptíveis e compreendidos.

Mas a Microsoft resolveu simplificar este processo e, na Actualização de Aniversário do Windows 10, criou uma nova zona de configuração onde podemos, facilmente, activar e desactivar o modo hotspot, bastando um simples clique. Vamos ver como se configura e como pode ser usada esta nova configuração  

Como tornar o Windows 10 num hotspot móvel

Algo que a Microsoft quis fazer, e conseguiu, foi tornar simples e rápida a configuração e activação deste modo de hotspot móvel.

Esta nova opção está guardada na zona de configurações de rede do Windows 10, pelo que devem clicar no botão Iniciar e, em seguida, seleccionar Definições > Rede e Internet > Hotspot móvel.

Uma vez aí dentro, devem configurar apenas 2 simples opções. A primeira é indicarem qual a interface que querem usar para partilhar a Internet. Vão estar disponíveis todas as que tiverem acesso à rede, com excepção da Wi-Fi. Aqui podem escolher ethernet ou uma placa/cartão 4G.

A segunda opção é o nome da rede e qual a palavra-passe a ser usada para os dispositivos se ligarem. Escolham uma palavra-passe segura e com várias combinações.

Podem e devem também desactivar a opção que permite que esta ligação seja activada por dispositivos que se liguem a ela. Desta forma conseguem poupar nos dados e evitam que se liguem à vossa rede sem que autorizem.

Por fim, só precisam de carregar no botão que está no topo e que liga a partilha da rede. De imediato podem ligar os vossos equipamentos, usando os dados que definiram antes. A informação sobre os diferentes dispositivos estará disponível, sendo visível o nome, o endereço IP e o endereço Mac de cada um deles.

Quando quiserem parar a partilha da rede só precisam de aceder novamente à zona de configuração do hotspot móvel e desligá-la. De imediato todos os equipamentos ligados vão ficar sem rede.

Não há qualquer dúvida que a Microsoft conseguiu melhorar e tornar simples de usar a partilha da Internet no Windows 10. Acabaram-se os comandos de DOS e as aplicações de terceiros, estando agora tudo arrumado e simples de usar.

Exit mobile version