Pplware

Saiba como desactivar a visualização de PDFs nos browsers

Os browsers têm evoluído no sentido de conseguirem substituir muitas das ferramentas que temos nos nossos computadores. Para esse objectivo ou baseiam-se em serviços web ou incorporam em si essas funções.

Algo que surgiu há já algum tempo e que está a ser cada vez mais usado é a capacidade de lerem ficheiros PDF. Mas como nem todos gostam de ter essa função presente no browser, hoje vamos explicar como a podem desactivar, devolvendo o seu comportamento normal.

A função de leitura de PDF’s que os browsers têm permite que os utilizadores tenham acesso a estes ficheiros sem que precisem de instalar qualquer outra aplicação.

Basta que cliquem num ficheiro desse tipo e rapidamente ele é descarregado e apresentado directamente dentro do browser, facilitando a vida aos utilizadores.

Este “comportamento” foi imposto pelas equipas que desenvolvem os principais browsers e está disponível de forma nativa no Chrome, e derivados, e também no próprio Firefox.

Esta capacidade de visualização de PDF’s é conseguida graças à incorporação dentro dos próprios browsers de módulos ou plugins nativos que tratam deste tipo de ficheiros.

Para muitos esta novidade foi bem vinda, em grande parte porque deixaram de ter necessidade de terem mais software instalado, mas muitos outros não a vêm como sendo útil e querem desactivá-la.

A dica de hoje vem explicar a estes últimos como podem tornar os seus browsers apenas como ferramentas de download deste tipo de ficheiros e devolver-lhes o comportamento que até há algum tempo era o normal.

Chrome

O Chrome foi um dos primeiros browsers onde a leitura de PDF’s passou a estar incorporada. O browser da Google apresentou esta novidade como sendo uma melhoria, sendo colocada de imediato activa.

No caso do Chrome o tratamento de ficheiros PDF está a cargo de um plugin nativo do browser pelo que a forma de o desactivarem é através do desabilitar do mesmo.

Comecem então por aceder à zona de plugins, colocando na barra de endereço chrome:plugins e depois navegando até ao plugin Chrome PDF Viewer.

A única acção que devem tomar é o desabilitar do plugin, ficando de imediato removida a opção de visualização de ficheiros PDF no Chrome.

Em todos os browsers baseados no Chromium a forma de agir para remover a abertura de PDF’s no brwoser é a mesma que foi aqui indicada.

Firefox

O Firefox é outro browser onde a visualização de ficheiros PDF está a cargo da própria aplicação. Sempre que clicam num ficheiro desse tipo este é aberto directamente no browser.

Para alterarem esse comportamento devem agir de forma diferente da antes explicada. Comecem pro abrir as Preferências e depois acedam ao separador Aplicações.

Dentro dessa zona procurem na lista de tipos de ficheiros por Portable Document Format (PDF) e alterem a acção definida para outra que não a que está seleccionada.

Também depois dessa alteração a abertura de ficheiros PDF no Firefox passa a ter um comportamento diferente, sendo ajustada ao que definiram antes.

Esta pequena dica vai facilitar a utilização do browser a todos os que não os querem usar para visualizar PDF’s, obrigando a que sejam descarregados para a máquina e que sejam depois abertos com uma outra aplicação dedicada.

Exit mobile version