A loja de aplicações do Android é uma parte importante deste sistema operativo e também do seu ecossistema. Os utilizadores dependem dela para ter acesso às aplicações que querem usar nos seus smartphones, dando assim uma vida diferente e muito mais interessante aos seus dispositivos.
Mas com o experimentar das aplicações, estas acabam por ficar associadas à vossa conta da Play Store, não sendo removidas com o simples desinstalar.
Mas o processo de remoção destas aplicações é extremamente simples e qualquer um pode fazê-lo. Vamos conhecer este simples processo.
É normal os utilizadores do Android, e também de qualquer outro sistema operativo móvel, testarem aplicações que depois acabam por perceber que não as querem presentes, seja por qualquer razão.
O processo de desinstalação é extremamente simples, bastando arrastá-la para fora da lista de aplicações, mas este processo não as remove da vossa conta associada à Play Store, aparecendo sempre na lista das vossas aplicações, quer na interface Web, quer na aplicação Play Store.
Mas é claro que, tal como acontece noutros sistemas, é possível remover essas aplicações da vossa conta, fazendo-a desaparecer para sempre dos vossos registos.
O processo tem sido alterado ao longo dos anos, mas agora a Google definiu-o de forma mais permanente, sendo apenas possível de realizar dentro da aplicação Play Store dentro do Android.
Remover aplicações da vossa conta associada à Play Store
É importante notar que este processo apenas funciona para a versão 3.9 ou superior da Play Store e que este processo não pode ser, para já, realizado na interface Web da Play Store.
Comecem então por abrir a aplicação Play Store, e acedam ao menu de opções da mesma. Aí dentro vão encontrar a opção As minhas aplicações, devendo essa ser escolhida.
Dentro desta zona da Play Store devem agora aceder ao separador Todas, onde vão ver todas as aplicações que têm associadas à vossa conta.
Algumas dela, as que não estão instaladas nesse smartphone, vão ter no canto superior direito um X cinzento. É aí que devem carregar para remover a aplicação.
Tenham presente que toda e qualquer aplicação que removam são ser desinstaladas noutros dispositivos onde as mesmas estejam instaladas. É por isso necessário ter algum cuidado.
Se removerem uma aplicação que tenham compram, não precisam de se preocupar com a necessidade de a voltarem a comprar. A Google guardará esse registo e vão poder instalá-la mais tarde se assim o desejarem.
Este é o processo que devem seguir para remover da vossa conta todas as aplicações que já não usam e que querem desassociar da vossa conta.
É a forma de eliminares de vez todas as aplicações que testaram e que não quiseram manter no vosso Android. Para além de limparem a vossa lista de aplicações, fica mais simples encontrarem as que realmente querem ter instaladas noutros dispositivos ou quando trocarem de telefone.
Mesmo que não queiram remover qualquer aplicação, aconselhamos que passem por essa zona e que vejam todas as aplicações que já tiveram instaladas e que já não usam.
Quantas aplicações encontraram que já não usam?