Recentemente fomos abordados por duas pessoas que nos colocaram as seguintes questões: Perdi a password/ou alteraram-na, pois não consigo entrar. A password estava gravada desde sempre no meu PC e agora não consigo usar a conta. Percebi, entretanto, que há actividade na conta pois esta fica online para os meus contactos. Já a tentei recuperar mas foram infrutíferas as tentativas. O que posso fazer para a reaver?
Mais recentemente uma leitora do Pplware queixou-se que alguém abriu uma conta supostamente em seu nome e tem usado essa conta como engodo credivel onde insulta, visando denegrir essa nossa leitora. O que poderá ela fazer contra esse crime de usurpação de identidade e como poderá apagar essa conta criada em seu nome (com dados pessoas, fotografias, etc…)?
As pessoas que atentam contra as contas de outrem sabem que incorrem num crime, punido por lei, logo estes procedimentos devem ser reportados às autoridades… mas não chega e nem é uma acção de resultados imediatos.
A Microsoft tem mecanismos que ajudam a combater a fraude e a usurpação de contas do Messenger. O processo deve ser conhecido para que o possam utilizar em casos como estes.
Muita vezes as pessoas mais incautas (e são muitas) deixam-se cair na tentação do malware. Quantas vezes não recebem mails a convidar para “actualizar” a sua conta do Messenger onde pedem o nome de utilizador e palavra passe?
Outras vezes são “trojans” que se infiltram nas máquinas dos utilizadores e segregam esses dados de forma camuflada permitindo ao atacante receber as chaves e tomar conta das contas.
Depois de cair na teia do malware
Imediatamente dê a conhecer à Microsoft, ao serviço dedicado ao Live Messenger, qual o site para que possam actuar e desligar o mesmo.
Muito Importante: Se ainda tem acesso à sua conta, depois de deixar os seus dados num desses serviços fraudulentos faça de imediato o seguinte:
- Altere a sua Password
- Actualize/altere a sua pergunta secreta
- Actualize/altere o seu email alternativo
Mas se já não tem acesso algum à sua conta, tente utilizar os passos de recuperação da password existentes na página de apoio para esta acção. Estes passos serão acompanhados por várias sugestões, poderá ajudar na recuperação.
Contacto Validação do Windows Live ID
Mas se não houver mesmo nada que o faça recuperar a sua password, então terá de utilizar o método de validação do Windows Live ID. Este serviço irá fazer um rastreio ao seu conhecimento intimo da sua conta. Serão perguntados vários itens que só o utilizador poderá saber, tais como:
- Nome Completo
- Data de nascimento
- A resposta secreta à pergunta
- O endereço de correio electrónico alternativo
- O endereço IP (liste os endereços IP de cada computador utilizado no acesso à conta. Para determinar o endereço IP, visite http://www.whatismyip.com. Os números apresentados na parte superior desta página Web são o seu endereço IP.)
- Fornecedor de serviços Internet (casa ou trabalho)
- Data e hora do último início de sessão com êxito
- Os nomes das pastas criadas para além das pastas predefinidas
- Nomes dos contactos no livro de endereços do Hotmail
- Assuntos de mensagens antigas existentes na pasta A Receber do Hotmail ou em pastas de correio
- Alcunha no Messenger (nome a apresentar)
- Entre outros dados que tenha associado à sua conta
Estes dados serão muito importantes para a equipa da Microsoft responsável por este serviço poder validar a titularidade da conta, quantos mais dados disponibilizarem, mais fácil será a validação. Mais uma razão para que os dados sejam o mais fidedignos possível, na hora de criar uma conta.
Esta informação que disponibilizar não será revelada nem será catalogada como certa ou errada, logo responda o mais correctamente que consiga.
Se este método falhar é porque:
- Não forneceu informação suficiente quando criou a sua conta.
- Não forneceu qualquer informação relevante e fidedigna aquando da criação da sua conta.
- Não se lembra de qualquer detalhe da sua conta.
- A informação existente nos dados da sua conta não condizem com os que forneceu para a validação.
- A informação que disponibilizou não foi suficiente para o validar como proprietário da conta: a. Antes de completar e submeter a informação na página complete o máximo possível da informação pedida. b. O Nome e o E-mail não servem para validar o utilizador como proprietário da conta.
24 horas para receber uma resposta
Depois de submeter a informação neste serviço, a equipa da Microsoft irá responder em 24 horas. No final do questionário tem uma caixa que diz: “Quaisquer informações adicionais úteis para a validação da propriedade da conta:”, deixe aqui os links da página ou páginas onde encontrou o malware que lhe “roubou” a conta. Deixe uma explicação sobre o sucedido, quem a que horas a sua conta foi vista online e tudo o que achar relevante para ajudar a perceber o cenário do crime.
A Microsoft tem uma taxa de sucesso na resolução dos problemas com estas sugestões na ordem dos 66%.
Há muita informação que poderá ser útil para si nos Tópicos de Ajuda sobre o Windows Live.
Nos casos mais graves, como o que foi citado no inicio, onde alguém criou uma conta, fazendo-se passar por outra pessoas, recorrendo à calunia e ao insulto, estes casos devem ser reportados à Policia Judiciária. Pois configura um crime punido por lei.
No entanto tente sempre chegar aos serviços que suportam o Live Messenger da Microsoft, eles podem ajudar.