para pequenos escritórios. Ainda nas comemorações do nosso aniversário, gostaria de vos oferecer um pequeno roteiro para facilitar instalações on demand via rede. Sabemos que grande parte de nosso fiel público já conhece muito bem os passos deste roteiro – certamente até melhor que nós do staff Pplware – no entanto a proposta é fornecer um documento que facilite, via consulta, o que fazer e em qual ordem fazê-lo. Por outro lado, temos também um público muito interessado em aprender, para o qual também desejo agradar. Espero que aproveitem!
Roteiro para configuração de estações de trabalho para pequenos escritórios utilizando soluções free e objectivando sistemas altamente confiáveis e leves em plataforma Windows Original: Este é um roteiro para aqueles que desejam um ambiente de trabalho free, uma espécie de check-list para instalação on demand de todos os aplicativos básicos e necessários para actividades mais comuns.
– Grau de dificuldade: Básico-Intermediário – Pré-requisitos: Conhecimentos básicos em redes, configuração básica de firewall, inglês técnico. – Tempo necessário aproximado: 3-4 horas dependendo da velocidade da rede
Considerações Iniciais: Estação de trabalho com Windows 2000 / XP original Estação de trabalho com acesso à Internet / Rede local Empresa Estação de trabalho recém formatada, apenas com actualizações de segurança e Services Packs já instalados. Disponibilidade de um outro computador para repositório / servidor de ficheiros em rede Download de todos os ficheiros de instalação dos softwares abaixo citados, que poderão ser facilmente encontrados aqui no pplware.com Não navegue na Internet excepto em sites confiáveis para download como o nosso pplware, mozilla, microsoft, openoffice, entre outros oficiais. Não utilize ou instale qualquer outro software ainda, pois o nosso objectivo é garantir que o sistema esteja 100% íntegro, confiável.
Passo 1 – Após formatar e configurar rede: localize na rede o computador que servirá de repositório de ficheiros Passo 2 – Mapeie ou localize a pasta de downloads a partir do menu Iniciar > Executar > \\nome_seu_servidor\downloads Passo 3 – Se a velocidade da sua rede for alta, parta para instalação on demand executando os instaladores directo da rede nas estações client, caso contrário mova para uma pasta local temporária Passo 4 – Instalação dos aplicativos a seguir, na ordem proposta com a conta Administrador, para garantir confiabilidade:
1. Segurança 1.1. Anti-vírus: Avira AntiVir Personal Edition / AVG Free Edition / Avast (recomendo o Avira ou AVG pois ambos tem excelente heurística de detecção de Vírus) 1.2. Firewall: Comodo Firewall – Obs: Active e adicione no recurso de trusted networks os IPs da rede da sua empresa 1.3. Anti-spyware: Windows Defender
Nota: actualize todos os aplicativos de segurança imediatamente e antes de prosseguir para as demais instalações.
2. Utilitários 2.1. Manutenção: CCleaner (no momento de instalação integre o Ccleaner à reciclagem do Windows) 2.2. Compactação: 7-Zip
3. Produtividade 3.1. Geração de PDF: PDFCreator 3.2. Leitura de PDF: Adode Reader 3.3. Email com anti-spam: Mozilla ThunderBird 3.4. Escritório: OpenOffice 3.5. Pesquisa de ficheiros: Windows Desktop Search (recomendo devido à excelente integração com API do Windows) / Google Desktop / Copernic 3.6. Edição Imagens: Paint.net / Gimp – alternativa mais avançada 3.7. Navegador: Firefox (opcional)
4. Comunicação 4.1. Skype / MSN 4.2. Microsoft SyncToy (recomendo para sincronizar pendrive / notebook com arquivos de trabalho na empresa)
No final destas instalações e após reinício do sistema: – Execute o aplicativo Ccleaner para limpeza de temporários / lixo gerado pelos instaladores ou Internet. – Execute o removedor de Erros do Ccleaner para remover entradas inválidas no registro – Desfragmente o seu disco em Iniciar > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco – Reinicie o Windows para verificar se tudo funciona correctamente
Considerações finais: Para assegurar que a sua estação de trabalho estará mais confiável ainda com todas as protecções, crie uma conta de utilizador limitada e utilize a estação de trabalho para o “dia a dia” com esta conta. Quase 100% do tempo estamos a trabalhar sem a necessidade de privilégios de administrador. Procure utilizar a conta com privilégios de administrador apenas para realizar tarefas que realmente solicitem isto, de forma controlada e agendada como por exemplo: semanalmente procurar por actualizações nos seus softwares de segurança e executar o software ccleaner (verificar por lixo e erros), além de desfragmentar o sistema.
Personalize a seu critério outros detalhes como forma de login, imagem de fundo, etc. Aqui poderá deixar obviamente as suas sugestões, serão viáveis pois cada um poderá conhecer formas e métodos mais práticos com vista a simplificar.