Com a mudança do Windows 7 e 8.1 para o Windows 10, alguns dos atalhos que nos habituámos a usar caíram em desuso e foram removidos. Um deles, a rotação do ecrã, que muitos usavam em situações de apoio, acabou por desaparecer e ser transformado numa opção.
Hoje vamos explicar como podem rodar o ecrã do seu computador no Windows 10, revelando onde a nova opção está disponível e como pode ser usada.
Muitos utilizadores do Windows 10, que usam vários monitores e diferentes configurações, já perceberam que o bem conhecido atalho de teclado Ctrl+Alt+Seta Esquerda deixou de funcionar.
Com o desaparecer desta opção, deixou de ser possível rodar a imagem do computador de forma simples e direta, não sem a Microsoft ter deixado presente uma alternativa, que vamos agora conhecer.
Como rodar o ecrã do seu computador no Windows 10
Agora, e no Windows 10, para rodar o ecrã, o utilizador precisa de aceder às Definições e depois à opção Sistema. Ai dentro encontra o separador Ecrã, e no final tem a zona Orientação.
Ao abrir essa a caixa disponível nessa área vão encontrar 4 opções: Horizontal, Vertical, Horizontal (virada) e Vertical (virada). Cada uma destas 4 opções coloca o ecrã numa diferente orientação, devendo ser escolhida a pretendida.
O utilizador tem de concordar com a rotação
Para que a mesma seja aplicada, e depois de o ecrã ser rodado, o utilizador tem 12 segundos para confirmar que pretende manter as definições. Caso não o faça, o este voltará à posição inicial, como seria esperado.
Lembrem-se que a partir desse momento o rato será alterado e os seus movimentos vão passar a estar alinhados com a orientação do Windows 10. Devem por isso ter atenção à movimentação do rato, que abandona os movimentos tradicionais e os eixos de orientação conhecidos.
Esta é a nova forma que devem usar para mudar a orientação do ecrã do seu computador no Windows 10. A Microsoft abandonou um atalho de teclado que muitos usavam ser saber e agora promoveu-o a uma opção das Definições, mais controlada e integrada.