Os sistemas operativos são desenhados e criados para serem rápidos a arrancar e fluidos, garantindo aos utilizadores boas experiências de utilização. No entanto, e graças a todas as aplicações que temos no arranque, isto cai muitas vezes por terra.
Uma das apps que normalmente temos no arranque, e que nem sempre precisamos, é o Spotify. Aprenda a retirá-la do arranque e a garantir que a sua máquina inicia muito mais depressa.
Por norma, nem todos precisamos de todas as aplicações que temos no arranque do nosso computador. Apenas as temos lá para serem mais rápidas quando precisamos delas. Para evitar isto basta que estas sejam removidas do arranque e de imediato o comportamento será melhor.
O Spotify é das aplicações que podemos retirar do arranque e que terá um impacto positivo na rapidez de resposta da máquina. Mais tarde, bastará chamar a app ou até aceder pelo browser.
Como remover o Spotify do arranque do computador
A maioria das aplicações que se regista no arranque do computador não tem uma opção para alterar este estado. O Spotify garante isso nas suas configurações, facilitando a vida aos utilizadores.
Comecem por abrir o menu do utilizador, no canto superior direito, junto ao vosso avatar. Ai escolham a opção Preferências.
O Spotify escondeu esta opção numa zona mais restrita, para garantir que apenas o faz quem quer realmente alterar o arranque.
Dentro das preferências devem percorrer todas as opções até ao final. Ai vão encontrar a opção Mostrar configurações avançadas e devem escolhê-la.
Na nova zona que foi aberta, devem procurar as opções referentes à Inicialização e comportamento da janela. A opção que querem é Abrir o Spotify quando entrar no computador.
Existem três opções disponíveis: minimizado, sim e não. Devem selecionar a que indica o Não. Dai em diante o Spotify não se irá manifestar até que o chamem.
Se o vosso problema não for de performance, mas sim do espaço que essa aplicação ocupa no ecrã depois do arranque, basta que escolham a opção Minimizado. O Spotify irá correr, mas sem que a sua janela seja visível.
Esta dica pode ser usada tanto no Windows como no macOS, estando as opções nos mesmos locais. Também pode sempre optar por usar o Spotify no browser, que consumirá ainda menos recursos, sendo a experiência de utilização totalmente semelhante.