Pplware

Dica: Como remover qualquer aplicação bloatware do seu Android sem Root

Uma das maiores queixas que os utilizadores do Android têm é a quantidade de software adicional, conhecido como bloatware, que as marcas colocam nos seus equipamentos.

Por norma estas aplicações não podem ser removidas diretamente no Android, mas existe uma forma simples de o fazer e que nem requer que o dispositivo tenha root feito.


Recorrendo apenas a um PC, seja ele Windows, Mac ou Linux, é possível remover todo o software que as marcas instalam de forma nativa e que, para além de ocuparem demasiado espaço, estão muitas vezes a correr em fundo e a consumir recursos essenciais.

Preparar o Android para remover as apps

Para realizarem esta operação, e porque precisam de ligar o Android ao computador, necessitam de ativar a Depuração USB. Comecem por ativar o Modo de Programador, tal como já explicámos.

Depois, e já dentro da nova área de controlo do Android, devem ativar então a Depuração USB, para garantir a ligação do Android ao computador.

A primeira vez que ligarem o smartphone ao PC, e devem fazê-lo de imediato, o Android irá pedir a autorização para a depuração USB. Devem concordar e até tornar esta escolha permanente.

As apps são eliminadas pelo computador

O passo seguinte, e já do lado do computador, devem ativar o driver do smartphone, para que este seja reconhecido e corretamente ligado. Podem ver as instruções da Google sobre como o fazer, caso necessitem. É ainda importante que tenham instalado a Platform-Tools do Android para conseguirem interagir com o smartphone [Windows | macOS | Linux].

Depois destes passos, e com o smartphone ligado ao PC, podem começar a interagir com ele. Os comandos abaixo funcionam para ligar ao smartphone (1), ver a lista de apps instalada com o nome dado (2) e removê-la 3).

  1. adb shell
  2. pm list packages | grep “nome_da_aplicação”
  3. pm uninstall -k –user 0 “nome_da_aplicação”

No exemplo abaixo fazemos a remoção da app do YouTube para Android. No primeiro comando é feita a ligação ao dispositivo, entrando numa shell do mesmo. De seguida procuramos na lista de apps pelo nome youtube e, no final, indicamos que o mesmo deve ser desinstalado.

  1. adb shell
  2. pm list packages | grep youtube
  3. pm uninstall -k –user 0 com.google.android.youtube

O comando terminará com a indicação de sucesso e a app deverá sido removida do smartphone Android.

Desta forma simples conseguem limpar qualquer Android de todo o bloatware que possa estar presente.

Esta operação deve ser realizada por utilizadores experientes e que tenham conhecimento destes procedimentos. O Pplware e a sua equipa não se responsabilizam por qualquer problema resultante da sua utilização.

Exit mobile version