Pplware

Reinicie o Explorer.exe, não o Windows

Às vezes, durante uma sessão, os programas podem provocar instabilidade no sistema. Isso é muito comum nas versões do Windows 9x e Me, já as versões NT/2000/XP sabem lidar melhor com este tipo de problema.

No caso do Windows NT/2000/XP podemos evitar a maçada de reiniciar o PC por causa de alguma instabilidade séria. O processo Explorer.exe é o que sustenta parte do sistema durante uma sessão, claro que com o apoio de outros processos paralelos, mas uma falha neste processo pode causar anomalias na sessão.

O que podemos fazer para evitar um reboot do PC? Simplesmente encerrar o processo Explorer.exe e de seguida reiniciá-lo.

Algumas vezes o próprio sistema realiza esse procedimento para evitar mais problemas.

Se a sessão está um pouco rebelde por conta de algum aplicativo que trouxe instabilidade, precione CTRL + SHIFT + ESC ou CTRL + ALT + DEL para abrir o Gestor de tarefas do Windows. Clique no separador Aplicações e termine todas as tarefas que se encontram abertas (se não for possível encerrar através da janela da própria aplicação).

Depois clique em Processos, localize e marque o processo Explorer.exe, clique com o botão direito em cima dele e escolha Terminar árvore deste processo.

Ignore a mensagem de alerta. Vai notar que a barra de tarefas desapareceu do ecrã. Espere uns 30 segundos e carregue novamente CTRL + SHIFT + ESC ou CTRL + ALT + DEL para abrir novamente o Gestor de tarefas.

Clique no menu Ficheiro > Nova tarefa (Executar…) e escreva explorer.exe. Um novo processo do Explorer iniciará, terminando com a instabilidade da sessão anterior e reiniciando os serviços de sistema.

Este processo, também poderá ser utilizado depois de fazer uma instalação de uma aplicação. Por vezes a “obrigação” de reiniciar o computador resulta da necessidade de integrar extensões na shell do Windows (menu de contexto por exemplo) com este “truque” o problema fica resolvido.

Exit mobile version