Pplware

Quer testar a velocidade do acesso à Internet de forma simples?

A “qualidade” da Internet a que temos acesso mede-se, de forma muito básica e resumida, à velocidade que podemos aceder a sites, páginas web e outros conteúdos aí alojados.

Tipicamente, quanto maior a velocidade que conseguimos obter esses conteúdos, mais rápida e melhor qualidade tem. Existem vários métodos de fazer esse teste de velocidade, e hoje trazemos mais um, usando as janelas de terminal dos sistemas operativos.

Existem várias formas de testar a velocidade da Internet, todas recorrendo ao mesmo método, e todas usando o browser (1|2) para esse teste.

Mas e se o utilizador quiser uma ferramenta mais simples e mais consistente? Existem alternativas que podem ser usadas e que simulam da mesma forma, recorrendo a ferramentas que já estão no seu sistema operativo e que podem até usar no dia-a-dia.

Hoje vamos apresentar dois exemplos que podem usar no Linux ou no OSX, recorrendo apenas ao terminal, com um simples comando aplicado no sistema. Os utilizadores do Windows, que não têm estas ferramentas instaladas, podem simplesmente instalar o Cygwin e depois fazer a sua instalação.

São dois comandos que podem ter já disponíveis e que vos vão dar uma perspectiva real da velocidade com que conseguem transferir dados da Internet.

De forma muito resumida, o que esses dois comandos fazem é descarregar um ficheiro da Internet, ao mesmo tempo que apresentam, entre outros dados, a velocidade com que essa transferência é feita.

Ambos descarregam o ficheiro, mas não o escrevem em disco, pelo que não se precisam de preocupar em elimina-lo posteriormente.

Wget

Esta ferramenta está, por norma, instalada na maioria das distribuições Linux que estão disponíveis actualmente.

Para usarem o wget apenas necessitam de copiar o comando que apresentamos abaixo num terminal e vão de imediato visualizar os resultados que são obtidos durante o download.

wget -O /dev/null http://speedtest.sea01.softlayer.com/downloads/test100.zip

Eis um exemplo de um output da execução do comando apresentado:

Notem que o resultado da velocidade de descarga do ficheiro vai variando, mas consegue dar-vos uma estimativa real da velocidade que está disponível.

Curl

O Curl está presente de raiz no OSX e por isso é mais indicada a sua utilização neste sistema operativo. Pode no entanto ser usada no Linux também, com os mesmos resultados.

Mais uma vez apenas necessitam de copiar o comando que aqui deixamos para uma janela do terminal e ver os resultados que vai apresentando. A única diferença, para além do próprio comando, é a flag usada para a definição do output, que neste caso é um o minúsculo.

curl -o /dev/null http://speedtest.sea01.softlayer.com/downloads/test100.zip

Eis um exemplo de um output da execução do comando apresentado:

Se pretenderem podem utilizar ficheiros de diferentes tamanhos para realizarem estes testes de forma mais rápida ou em situações de ligações mais lentas.

Para isso podem simplesmente alterar o endereço usado para outros valores. Se pretenderem ter uma maior granularidade do tamanho desses ficheiros, usam os que o site thinkbroadband.com disponibiliza, que vão desde os 5GB até ao 5MG.

100MB: http://speedtest.sea01.softlayer.com/downloads/test100.zip

10MB: http://speedtest.sea01.softlayer.com/downloads/test10.zip

Esta é uma das formas mais simples de testarem a velocidade de download que têm disponível, sem as complicações de terem browsers a serem usados e a dependerem de java ou outras tecnologias.

Com um simples comando num terminal têm acesso a informações úteis e que mostram o quão lenta ou rápida está o vosso acesso à Internet, indo muito para além do que vos parece e confirmando ou refutando as vossas suspeitas.

Exit mobile version