Os novos Nokia X, X+ e XL fizeram as delícias de todos os que aguardavam por esta novidade. O seu segredo caiu por terra há já bastante tempo e no MWC ficámos a conhecer de forma oficial o que todos sabíamos estar a ser preparado.
Este novo ecossistema que a Nokia está a preparar depende de algumas condições, e uma das mais importantes é a sua nova loja de aplicações para o novo sistema operativo.
Mas como é normal nestas situações, já foi feita a conversão dessa aplicação para o Android da Google e está aplicação está disponível para todos poderem testar. Querem ver como será a loja da Nokia? Vamos mostrar como a podem ver e testar no vosso Android.
A Nokia começou há uns meses a preparar a sua novidade para os equipamentos de gama mais baixa. Ainda antes da sua compra pela Microsoft que a sua nova proposta para estes mercados estava a ser construída e preparada para ser disponibilizada a todos.
A escolha pelo Android, na sua versão independente da Google, foi lógica e natural. É um sistema operativo open source, com uma grande comunidade e simples de adaptar ao que a Nokia queria.
Esta não é a primeira vez que o Android, na sua versão AOSP, é escolhido para dar suporte a equipamentos proprietários.
Por essas razões os novos Nokia X têm dentro de si uma versão personalizada e adaptada do Android, que tem associado um ecossistema próprio e com aplicações próprias.
Depois de lançados os Nokia X, com uma interface que lembra o Windows Phone, é preciso que a loja de aplicações esteja funcional e com um leque de oferta de aplicações elevado, para conseguir cativar os potenciais utilizadores.
O trabalho de migração de aplicações para esta plataforma está facilitado pois a sua base é idêntica ao que é usado nos Androids que estão já no mercado, esperando-se que seja simples a transição do Google Play para a Nokia App Store.
Tal como é normal nestas situações, ainda para mais falando de sistemas abertos e de uma comunidade extremamente activa, surgiu agora uma forma de qualquer dispositivo Android testar já o que a Nokia está a preparar para a sua loja de aplicações.
Esta aplicação foi transportada para o Android da Google e qualquer um a pode instalar e testar. É um processo extremamente simples e que qualquer utilizador pode fazer.
Como instalar a loja de aplicações do Nokia X
A instalação da aplicação da Nokia requer alguns elementos, todos eles simples de disponibilizar. Sem estes não será possível fazer a instalação da aplicação.
- Aplicação Nokia App Store (NStore) – Podem obtêm-la no fórum XDA, neste thread. Devem estar autenticados para descarregar o apk.
- Dispositivo Android, configurado para instalar aplicações de fontes externas
Para cumprirem o requisito do segundo ponto devem, no Android, aceder a Definições -> Segurança e activar a opção Fontes desconhecidas.
Depois de descarregarem o apk necessitam de o colocar no vosso Android. Este passo pode ser feito descarregando a aplicação NStore directamente pelo dispositivo, através da cópia para o cartão SD ou com um simples email-
Devem executar o apk com o recuso a um gestor de ficheiros ou simplesmente acedendo directamente ao ficheiro numa aplicação suportada.
Antes da aplicação ser instalada, serão mostradas as permissões que esta vai necessitar e o processo decorre depois sem qualquer necessidade de intervenção.
No final podem definir se a aplicação NStore terá ou não a capacidade de correr em segundo plano e se pretendem que a mesma seja lançada no arranque do Android.
Vão passar a contar com mais um ícone na lista de aplicações, que podem abrir e aceder à loja de aplicações da Nokia.
A loja de aplicações da Nokia está ainda muito vazia e poucas são as aplicações que vão interessar aos utilizadores. Para além das aplicações da própria Nokia, apenas algumas, de renome, estão presentes. O Skype e o Twitter estão lá, bem como outras.
Ainda falta algum tempo e por isso as aplicações vão chegar. A facilidade de portabilidade entre estes dois sistemas será um factor que pesará para o sucesso da loja de aplicações da Nokia e, por inerência, dos próprios equipamentos.
A sua interface, ajustada ao que é o Windows Phone , é mais uma garantia de que as diferenças entre estes dois sistemas serão mínimas e que facilmente os utilizadores vão fazer a transição entre eles, sendo natural a evolução de um Nokia X para um Lumia com Windows Phone.
Apesar de ser um sistema operativo concorrente do Windows Phone, esta versão do Android vai com certeza competir de igual para igual com a versão Google no mercado onde se insere.
É apenas com este cenário em mente que a Microsoft vai permitir que o Nokia X se mantenha activo no mercado, servindo como ponte para o seu Windows Phone.