Foi lançada ontem uma actualização para a versão Dev do Google Chrome. Em concreto a versão 5.0.342.1. Até aqui tudo normal, é frequente a disponibilização por parte da Google de versões de testes. O problema está que essa versão tem um problema que está a afectar muitos utilizadores.
O problema em concreto é o acesso ao Gmail em quem tem o modo offline activo. Ao acedermos ao Gmail o browser congela e somos brindados com a famosa janela a indicar que “O Google crashou, uau”.
Mas e como contornar este problema sem ter de fazer uma reinstalação do browser? O Pplware mostra como contornarem este problema.
O problema apenas afecta os utilizadores do Chrome – que estejam a usar as versões de desenvolvimento – e impede-os de ter acesso ao Gmail ou Google Apps (email) se tiverem o modo offline activo. Este problema está descrito na lista de problemas que foi apresentado para a versão em causa e que pode ser consultado aqui.
A detecção deste problema nos vossos Chrome’s é extremamente simples. E existem 2 modos para o fazerem. A primeira forma é através da verificação da versão. Acedam ao menu Ferramentas, depois a Acerca do Google Chrome. Se a janela que abrir mostrar, depois da verificação de actualizações, a versão 5.0.342.1 Dev então o vosso browser é dos afectados. Se mostrar um numero anterior ou uma versão com um numero mais baixo então estão livres do problema.
A segunda forma de verificarem se o problema vos afecta é tão simples como acederem ao Gmail e verificarem se o browser não apresenta problemas de funcionamento. Esses problemas manifestam-se de forma bem simples. O browser fecha-se e pura e simplesmente durante o carregamento da página.
Mas e como conseguimos contornar este problema? Existem duas formas que funcionam de forma não permanente e que permite a utilização do serviço até à resolução do problema por parte da Google, o que deve acontecer na próxima semana, numa release nova.
A primeira forma é a mais simples e passa por acedermos ao Gmail pelo link que não utiliza o modo offline. O link é:
https://mail.google.com/mail/?labs=0
Se pretenderem podem simplesmente arrastar este link para a vossa barra de marcadores, ou copiar o link acima para a barra de endereço. Esta solução apenas se aplica ao Gmail. Quem usa Google Apps deve seguir a receita abaixo.
A segunda forma implica que alteremos as configurações do Gears no Chrome. Para isso acedam a o menu Ferramentas e depois a Opções. Na caixa que abrir acedam à aba Nos bastidores. Ai dentro desçam até ao botão Alterar definições do Gears e carreguem nele.
Dentro dessa janela devem remover todas as entradas referentes a Gmail e a Google. No final carreguem no botão Aplicar e podem aceder ao Gmail sem problemas.
Este método é mais intrusivo mas permite que consigam aceder ao Google Apps. Outro ponto negativo desta solução é que perdem a cópia dos dados que têm no vosso PC, mas facilmente reactivam o modo Offline quando a Google lançar a correcção deste problema.
Depois deste truque só nos resta mesmo esperar que a Google coloque na rua uma actualização do Chrome que consiga resolver este problema pois não é muito lógico que o Chrome da Google não consiga aceder ao Gmail da Google. Aguardemos então.