Uma das características que distingue o ecossistema Apple dos restantes sistemas é a facilidade com que os dispositivos “falam” entre si. É fácil, não há entraves e, raramente, o utilizador se vê com problemas. O mesmo não acontece quando tentamos ligar um dispositivo Android a um Mac, por exemplo, aí é estar a colocar “sistemas de línguas diferentes” a comunicar. Imagine que quer usar o seu Android ligado por cabo USB a fornecer Internet ao Mac? Ui… é o cabo dos tormentos!
Ou não! Há sempre volta a dar e, graças a um driver de terceiros, o HoRNDIS, é possível esta comunicação. Vamos ver como podemos usar este recurso para pôr um Android a “falar” com um Mac.
HoRNDIS é um driver para OS X, que dá suporte desde o OS X 10.6.8 Snow Leopard até ao 10.10 Yosemite. Este driver utiliza um protocolo proprietário da Microsoft, mais concretamente, o protocolo RNDIS, que é o único protocolo nativo suportado pelo Android. Uma vez instalado no seu Mac, o driver permite que o dispositivo Android mantenha uma conexão por USB com o Mac, permitindo que o Android forneça, por exemplo, Internet ao Mac.
Primeiro passo:
Descarregue o software HoRNDIS que terá de instalar no seu Mac. Este não deverá dar qualquer problema na instalação.
Segundo passo:
Com o software HoRNDIS instalado deverá agora reiniciar o seu Mac. Este procedimento é importante para o OS X, ao iniciar, carregar o driver que acabou de instalar.
Terceiro passo:
O seu dispositivo Android deve agora ser ligado ao Mac através de um cabo USB e activada a opção Partilha por USB. Esta opção deverá estar em Definições, grupo Redes sem fios e outras e Partilha de Internet. Dentro tem a opção Partilha por USB.
Nesta altura, o Mac já detectou o dispositivo Android. Agora vamos ver se tudo funciona correctamente.
Quarto passo:
Desligue o Wireless do seu Mac e certifique-se que tem o Wireless do Android ligado.
Quinto passo:
Para termos a certeza que tudo está correcto, no painel preferências de rede, no Mac, tem de figurar lá, a verde, o nosso dispositivo Android. Tal como está na imagem em baixo.
Assim temos a certeza que este recurso funciona correctamente. Este tipo de ligações traz-nos uma vantagem acrescida principalmente porque, em relação a outros tipos de ligações, esta recorrer a um suporte de primeira classe no firmware do telefone. Isso quer dizer muito claramente que, quando usamos este recurso em vez de usarmos, por exemplo, o Wi-Fi, usamos uma ligação mais rápida e mais estável.
Testámos, funcionou, já sabemos como tirar mais proveito do nosso Android ligado por USB ao nosso Mac, agora deixamos espaço para as vossas dúvidas.