Para grande parte dos utilizadores, tirar um print screen é sinónimo de colar posteriormente no Paint para guardar a imagem.
Embora este seja um método válido, sabia que existe uma ferramenta nativa para fazer capturas de ecrã?
Com as recentes novidades apresentadas sobre a atualização Fall Creators do Windows 10, surgiu a possibilidade do fim do Paint. Passado o susto para muitos utilizadores desta ferramenta, já foi confirmado que o Paint não vai desaparecer, passando sim para uma aplicação da loja.
O Paint é uma das mais clássicas ferramentas do Windows e permite realizar um grande número de operações de forma simplificada. De entre as suas diversas utilizações, aquela que predomina é, sem dúvida, a possibilidade de colar os print screen tirados, para posteriormente guardar como imagem.
Embora o Paint se irá manter, é importante conhecer alternativas a esta aplicação no que toca ao processp de capturas de ecrã. Na verdade, para obter essa alternativa, nem é necessário sair do windows, bastando para isso usar a aplicação nativa Ferramenta de recorte.
Esta ferramenta foi implementada em 2002, no Windows XP, quando a Microsoft tentava dar os primeiros passos para o mundo touch dos tablets. Esta ferramenta foi criada para simplificar o processo de print screen para este tipo de equipamentos e manteve-se até aos dias de hoje.
Para utilizar esta aplicação basta abrir a pesquisa do Windows e pesquisar por Ferramenta de recorte.
Após abrir a aplicação, irá surgir um pequeno retângulo com todas as opções de captura de imagem. Na opção “Modo”, podemos escolher o modo como queremos capturar a imagem do ecrã (ecrã completo, área retangular, forma livre ou janela).
Em”Atrasar” podemos optar pelo tempo que queremos que a aplicação espere antes de tirar um print screen. Este método é especialmente útil quando precisamos de tirar print a um menu que só aparece quando passamos o rato por cima.
Por fim, em “Opções”, personalizar diversas opções para a captura da imagem.
Após a captura, podemos guardar a imagem, copiá-la ou enviar por email, além de ser possível escrever ou desenhar em cima da imagem criada.
Esta é então uma ferramenta nativa que permite de forma simples e rápida capturar qualquer imagem no seu ecrã e personaliza-la posteriormente, tudo através de uma única aplicação.