Por Paulo Izidoro para o PPLWARE.COM Com a normal utilização dos computadores, alguns serviços ressentem-se de rotinas repetidas vezes sem conta no sistema operativo originados por “lixo” e outras razões ligadas ao malware. A demora de acesso a determinados sites de serviços, que utilizamos, na Internet, pode não ter a ver nem com o serviço em si, nem com a ligação, que muitas vezes culpamos por estarmos a registar lentidão no acesso.
Há dias, um colega, queixou-se que o computador da biblioteca da escola demorava mais de meia hora a abrir o Gmail. O que poderia ser?
O aceso ao Gmail costuma ser muito bom, nunca vi problemas de maior, por vezes demora uns segundos a mais a abrir, fica com a informação “Ainda estamos a tentar”, mas pessoalmente não tenho queixas a apontar. Fui, no entanto, pesquisar na web e existem algumas queixas, mas nada concreto.
Ao meu colega deixei algumas hipóteses de solução no computador ou no próprio Gmail. Podem ser úteis para muitos outros utilizadores. Como em tudo na informática, não há magias, vai ter de se despistar o problema de várias formas já que provavelmente até pode ser mais que uma razão.
Erro na máquina ou rede de acesso:
- Verificar ligando ao gmail noutro computador da mesma rede. Se funcionar bem pode ser problema do browser (cache ou ficheiros corrompidos), do disco (sectores estragados onde estejam ficheiros do browser) ou da rede e antivirus (filtros da rede ou da firewall do próprio computador).
- Verificar num computador noutra rede de acesso (aí o problema será de algum filtro a serviços de autenticação no acesso à internet)
Se for só num computador:
- Fazer limpeza dos temporários da internet, cookies e cache do browser
- Remover erros no registry e desfragmentar o registry
- Correr a verificação do disco (para identificar sectores danificados)
- Desfragmentar o disco duro
- Instalar um browser diferente (por exemplo o Chrome da própria Google) ou desactivar extensões no Firefox até descobrir a que causa problemas.
- Desinstalar a extensão do Skype para o browser que se utiliza
- Testar sem firewall… e adicionar como sites confiáveis os URL: gmail.com e google.com
- Testar sem antivirus e se for o caso mudar de antivirus!
Link para o suporte do Gmail onde apontam como causas a cache, os cookies e apresentam soluções para conflitos com os diferentes AV/ firewall “Gmail is slow”
Melhorar no GMail:
- Desactivar os Labs do Gmail: Gmail Labs
- Desactivar a funcionalidade de Chat do Gmail e o próprio histórico. (no Gmail ao fundo tem os links para tal: “vista de Gmail: normal | desactivar chat”)
- Apagar emails desnecessários (aqueles emails inúteis com vídeos ou powerpoints anexados). Afinal eles estão guardados em algum lugar da nuvem e podem estar a criar problemas a toda a conta!)
- Mudar para outro idioma (Configurações / Definições do Gmail – no topo à direita da página)
Experimentar ligar ao Gmail por vias diferentes (algumas disponíveis no final da página do Gmail):
Ligar ao Gmail em modo rápido:
Se nada se alterar só contactando o apoio técnico do Gmail para ver se não existe um erro no próprio sistema deles. Relatar aqui:
Optimizar o computador:
Programas gratuitos na limpeza do computador, pode ser que resolva alguns erros na máquina, pelo menos pior não ficará!
1º Limpeza e correcção do registry:
2º Optimização do registo
ou
3º Desfragmentação do Disco
Um tudo em um alternativo (ou para uma segunda passagem depois de reiniciar!)
Nesta altura já deverá ter a máquina mais optimizada e com isso certamente poderá ter um acesso ao Gmail melhorado. No entanto e como falei no início, não existem poções mágicas na informática e o rastreio para encontrar o problema é importantissimo. estes passo devem ser suficientes para recorrer em casos de problemas no Gmail e em muitos outros serviços web.