Pplware

O que o meu Router Wireless é capaz de fazer?

Quantos de vós já explorou a sério o pequeno router (wireless) que têm lá em casa?

Há dias um amigo passou lá por casa para confraternizar e reparou que eu estava a “mexer” dentro do router. Não propriamente nas entranhas electrónicas mas na gestão que o software permite fazer. Como é uma “zona” praticamente desconhecida da grande maioria dos utilizadores, ficou curioso pr saber o que estava a preparar. Expliquei que estava a explorar a capacidade de criar um Servidor Virtual.

Os routers trouxeram outro significado à palavra mobilidade, dentro do segmento computacional. Mas quase ninguém explora mais que 10% (o que vem parametrizado de fábrica) do seu router que lhe colocam em casa.

Bem, para deixar “água na boca” para os próximos tutoriais, vamos começar por ensinar (para quem ainda não sabe) como se criam Servidores Virtuais (Virtual Servers). Como referência, vou usar o meu router wireless Belkin, por isso conto com vocês para deixaram o registo de como fazer nos vossos routers.

 

Afinal, para que serve um Servidor Virtual?

Explicando de forma muito simples pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina têm a correr um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível de qualquer lugar da Internet. A solução pode passar por criar um Servidor Virtual. Basicamente só têm de redireccionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para a porta 80, para a vossa máquina local.

Considerando o cenário acima, imaginem que têm 2 pc’s em casa. O PC da Carla com o IP: 192.168.2.3 e o PC do Pedro que possui os serviços de HTTP e FTP e tem o endereço IP 192.168.2.2. De referir que os endereços IP foram atribuídos automaticamente pelo vosso router.

Para redireccionar  os pedidos, entrem no vosso router e procurem por Virtual Server ou Port Forwarding, no meu Belkin eu tenho isso no menu Firewall.

Nesse ecra devem indicar que todos os pedidos para as portas 20 e 21 (FTP), através do protocolo TCP e os pedidos para a porta 80 também TCP devem ser encaminhados para o IP 192.168.2.2 que é a máquina que tem o FTP e o servidor Web a correr.

Feito isto, gravem as alterações. Agora só têm de saber qual o endereço público (endereço conhecido a partir de qualquer da Internet) do vosso router Wireless.

Ter em atenção que alguns ISPs fazem com que esse endereço mude em cada sessão. Para saberem qual o vosso endereço do exterior podem visitar por exemplo a página: http://www.ip-adress.com/

Para testarem basta introduzirem no vosso browser o endereço que foi fornecido pela página anterior e verificar se os pedidos estão a chegar a vossa máquina local ou seja, se conseguem ver por exemplo a página Web que está na máquina 192.168.2.2.

Com este tipo de serviço podem por exemplo fazer Remote Desktop a vossa máquina bastando para isso redireccionar os pedidos à porta 3389, ou VNC, SSH, Telnet, etc etc. Só têm de saber em que porto está a correr um determinado serviço e reencaminhar os pedidos para a máquina/porto que pretendam.

Espero que este tutorial seja útil.

Exit mobile version