Esconder ou não o SSID da vossa rede, torna a vossa rede totalmente segura?
O SSID é uma abreviação para service set identifier, mais conhecido como o nome da rede. O SSID pode ser constituído por 32 caracteres que vão permitir identificar uma determinada rede wireless. Neste sentido, o PC tem de conhecer o SSID que o router wireless está a difundir, para que possam comunicar.
Normalmente os routers wireless permitem que o nome da rede (SSID) seja ou não anunciado, isto é, que este seja visível ou esteja oculto. No entanto, ao contrário do que muito é dito sobre segurança nos routers wireless, esconder somente o SSID não pode ser entendido como um factor de segurança pois através dos softwares adequados (snifers) é possível capturá-lo facilmente. Chama-se a isto, segurança por obscuridade.
Algumas situações onde o SSID passa em “claro” na rede: quando um router wireless emite beacons, isto é, quando envia informações para os clientes, quando um cliente se re-associa a um router wireless, etc.
Assim, para garantirmos segurança deveremos recorrer a outras técnicas como por exemplo, encriptação (chaves WEP), filtro por MAC,etc.
Li um artigo um dia destes que referia que desabilitar o anúncio (broadcast) do SSID pode fazer com que as ligações de utilizadores legítimos se tornem mais lentas.
Para quem pretenda alterar o SSID e definir se este deve ser ou não difundido (tomando como exemplo o meu Belkin) deve ir ao menu Wireless e depois Channel e SSID
É importante que se altere o SSID que vem por omissão nos routers, pois através de umas pesquisas no Google, é muito fácil saber qual o equipamento que está do outro lado.
Quanto à questão inicial “Esconder ou não o SSID da vossa rede, torna a vossa rede totalmente segura?”, a resposta é não, mas pode ajudar.