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O meu iPhone/iPad não liga, o que faço agora?

Está a pressionar o botão de alimentação do seu iPhone ou do seu iPad mas ele não está a ligar?

Não é fácil um iPhone ou iPad simplesmente morrer sem razão aparente. Mesmo quando “inventamos” a fazer determinados malabarismos com o Jailbreak há sempre volta a dar e a Apple equipou os seus dispositivos com mecanismos de recuperação. Contudo, como máquinas que são, pode acontecer que não arranquem.

Não se preocupe, neste artigo vamos mostrar-lhe como poderá de forma simples fazer o seu dispositivo arrancar novamente.

 

Recebemos há dias no nosso Consultório um pedido de ajuda. As pessoas ficam um pouco desesperadas quando algo acontece ao seu equipamento, isto porque desconhecem que a Apple dotou os mesmos com alguns recursos que permitem ao utilizador socorrer caso estes um dia se recusem a arrancar. A grande maioria das pessoas poderá até nunca ter presenciado este comportamento mas, para aqueles que se assustaram com o facto do seu iDevice ter tido uma morte súbita, aqui ficam alguns truques para ressuscitar o seu iPhone ou iPad “apenas” em caso de sono profundo.

 

Coloque o seu iPhone a carregar e espere…

Se a bateria de um iPhone, de um iPad ou até mesmo de um iPod Touch estiver totalmente descarregada, não irá conseguir ligar o dispositivo.

Assim, ligue o seu dispositivo a um carregador de parede e deixe-o carregar por cerca de 15 a 20 minutos (verificar que o carregar se encontra nas devidas condições). Ao fim deste período, experimente iniciar novamente o seu dispositivo. Caso não funcione, poderá verificar se o problema pode estar no carregador, experimentando com um qualquer outra que tenha à disposição.

Por vezes, as portas USB do seu computador poderão não alimentar suficientemente o iPad e deverá ligar o mesmo a uma tomada de parede. 

 

Inicialização Completa

Assim como qualquer outro dispositivo electrónico, também os dispositivos Apple podem “congelar”, fazendo com que ao carregar tanto no botão Home como no botão de energia, o dispositivo não responda. E aqui a solução deverá passar por fazer uma inicialização completa ao seu dispositivo de modo a corrigir esta situação. Um tipo de “hard reset”, só que não apaga nada do que tem lá dentro!

Para isso, basta pressionar o botão de energia e o botão Home em simultâneo durante alguns segundos até que no ecrã apareça um símbolo da Apple. Depois do símbolo aparecer no ecrã, poderá soltar os botões e o seu dispositivo deverá agora iniciar normalmente. Caso não funcione, experimente carregar a bateria do seu dispositivo primeiro por cerca de 15 a 20 minutos, depois volte a tentar este método.

 

Restaurar o Dispositivo Através do iTunes

Caso nenhum dos dois métodos anteriores tenha funcionado, ou no ecrã do seu dispositivo lhe seja mostrada uma imagem de um cabo USB e um logótipo do iTunes, deverá tentar então restaurar o dispositivo utilizando o seu computador, pois isto pode significar que o seu sistema operativo está danificado e necessita de ser restaurado.

Em primeiro lugar, deverá conectar via USB o seu iPhone, iPad ou iPod Touch a um computador no qual esteja instalado o iTunes. Logo que conecte o seu dispositivo, o iTunes irá detectar o mesmo e irá informá-lo que existe um problema com o dispositivo, questionando mesmo se pretende actualizar ou restaurar. Neste caso, deverá seleccionar a opção que lhe permita restaurar o dispositivo (este processo irá limpar todos os ficheiros e dados que tenha no seu dispositivo, podendo recuperar mais tarde os dados através do iCloud).

Se, ao conectar o seu dispositivo ao seu computador, não conseguir visualizar nenhuma imagem no seu ecrã, deverá pressionar o botão Home durante alguns segundos até conseguir visualizar o símbolo do iTunes e de um cabo USB. Contudo, e caso apenas o sistema operativo esteja danificado, não deveria ser necessário realizar este processo.

Caso tenha seguido estes três métodos e nada tenha resultado, muito provavelmente o seu dispositivo está com um problema de hardware, pelo que se ainda estiver na garantia leva-lo à loja onde o comprou e pedir para que este problema seja corrigido.

 

Em resumo…

São passos simples que poderá executar sempre que necessitar, embora que não serão tão frequentes os casos. A nota final vai em modo sugestão para que mantenha sempre os seus dados salvaguardados, quer seja via iCloud, quer seja uma cópia directa pelo iTunes, mas o importante é que tenha tudo devidamente salvaguardado.

Caso os procedimentos não funcionem, sugerimos que leve o equipamento a uma loja especializada, um exemplo que recomendamos é a iLoja.

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