Eu até sei que os senhores que fazem os sistemas operativos disponibilizaram as ferramentas para a correcta remoção dos dispositivos e que se não fizerem o unmount em linux arriscam-se a deixar na maquina os ficheiros que copiaram para a pen USB, mas é mesmo mais forte que eu.
Muitas vezes o que acontece é eu ter de reinstalar drivers ou tentar soluções do arco da velha para que a porcaria da net 3G volte a dar!
Mas sejamos honestos, eu por mais que queira usar o “Safely Remove Hardware” não consigo. Está demasiado escondido na barra de tarefas. E raramente me lembro dele. Normalmente apenas depois de retirar o dispositivo.
Mas agora deixei de ter essa desculpa pois descobri uma maneira de ter o “Safely Remove Hardware” onde quero, ou seja, na ponta do rato, mais precisamente num atalho.
O processo de criação desse atalho é simples, mas antes de o explicar vou dar-vos o comando que devem correr para que, por artes mágicas do processamento computacional, vos seja mostrada a janela de “Safely Remove Hardware”.
RunDll32.exe shell32.dll,Control_RunDLL hotplug.dll
Executem esse comando no vosso Run e vejam o que acontece:
Vamos então criar o atalho.
Para isso e com o botão direito do rato devem escolher “Novo” e depois “Atalho” (“New” e “Shortcut”)
Na janela que aparecer devem colocar o comando indicado em cima:
RunDll32.exe shell32.dll,Control_RunDLL hotplug.dll
Carreguem em Seguinte (Next) e será mostrada a janela onde vos é pedido o nome do novo atalho:
Caso pretendam podem definir uma tecla de atalho ou um novo ícone para este novo atalho (passe a redundância) através da edição das propriedades do mesmo.
Esta receita foi demonstrada em Windows XP mas funciona perfeitamente em Windows Vista também.
Agora é só colocarem o vosso novo atalho onde mais jeito vos der e começarem a ejectar os dispositivos USB da forma correcta.
Eu prometo que vou tentar.