Pplware

Mac – Quer descobrir onde essa foto foi tirada?

Actualmente quase todos os smartphones e câmaras digitais têm a opção de colocar a informação sobre a localização onde uma fotografia foi tirada.

Esta informação pode ser importante para o ajudar a descobrir o sítio certo da sua captação para a arquivar convenientemente. Para isso, o seu dispositivo usa as coordenadas disponibilizadas pelo GPS e agrega à imagem essa informação em forma de metadados.

Provavelmente, no seu OS X, não sabe onde ver essa informação nas fotos que tirou. Nós vamos ajudar e mostrar como descobrir esses dados reveladores.

Esta informação sobre a localização da captação fica na imagem até que seja removida por si ou por uma aplicação, manualmente. A tecnologia, geotagging (etiquetas geográficas), irá permitir que saiba exactamente onde a foto foi tirada e essa informação é-lhe revelada na aplicação de pré-visualização existente no seu OS X.

A Pré-visualização além da localização GPS da imagem, permite também acesso a outro tipo de informação, como a hora em que foi tirada, a data, entre outros aspectos relacionados com a imagem. Uma funcionalidade muito interessante é usar estes metadados para colocar as imagens directamente no Google Maps. Vamos ver como podemos fazer isto no Mac.

 

Descobrir a Localização numa foto com etiquetas geográficas

Para começar este processo apenas precisa de abrir a pasta onde tem as imagens com geo-localização.

Clique com o botão direito sobre a foto e seleccione a opção “Abrir com”, seguido da opção Pré-visualização. Esta acção irá lançar a app Pré-vizualização com a respectiva foto seleccionada.

Agora, na Barra de menus da aplicação Pré-visualização, escolha o menu Ferramentas e de seguida a opção Mostrar Inspector.

Será então aberta uma janela de informação relacionada com a imagem. Aqui está o segredo do que estamos a falar. Vamos então explorar esta janela de Informação geral.

Como podemos ver pelas imagens, esta janela dá-nos informações detalhadas do nome do ficheiro, do tipo do ficheiro, tamanho, data de criação e alteração, além de outros detalhes relacionados com a construção da própria imagem, mas o que queremos mesmo saber está no segundo separador desta janela.

No separador Geral, voltamos a ter mais informação sobre a imagem, modelo de cor, profundidade, altura em GPIs, etc. Tudo informações relevantes para vários outros temas que podemos necessitar.

No separador Exif está a informação relacionada com o comportamento do equipamento que captou a imagem, por assim dizer, onde ficou registado o valor da abertura, valor do brilho, valor da exposição, se tinha o flash ligado ou não, a distância focal, a marca da objectiva, tudo informações relevantes em termos técnicos, principalmente para os profissionais da área e para os curiosos que adoram saber este tipo de detalhe.

Mas onde nos interessa mesmo focar atenções é no separador GPS. Aqui é onde nos diz a informação que nos vai posicionar no local onde esta determinada foto foi tirada.

Como tiramos tantas fotos hoje em dia, por vezes nem sabemos onde foi tirada e ao relacionar a imagem com o sítio, facilmente podemos lembrar o momento.

Assim, como podem ver na imagem em baixo, esta imagem traz com ela informação sobre a altitude a que foi tirada, a latitude e longitude, se estava parado ou em movimento (este e um dado fantástico pois é mais um conceito introduzido com os modernos equipamentos) e outras orientações geográficas.

Mas há ainda o botão que nos mostra no mapa o local exacto onde foi tirada. Podemos abrir a foto no mapa e ver em modo satélite, inclusive, onde estivemos a fazer as imagens. Fantástico.

Claro que isto traz também algumas preocupações em termos de privacidade quando as pessoas hoje partilham tudo e mais alguma coisa nas redes sociais, mas já a pensar nisso, esta ferramenta mostra um botão ali, como podem ver na imagem mais acima que diz Remover informação de localização.

Assim, todos estes dados que estavam associados à imagem vão ser limpos e nada mais será “transportado” na imagem. É uma forma de ter a certeza que partilha esta imagem com alguém e que não passará mais informações do que aquelas que realmente acha que está a partilhar.

Esperamos ter sido útil e que se divirtam agora a ver no tempo, já há alguns anos, o local onde foram tiradas muitas das fotos com os smartphones.

Exit mobile version