Como qualquer outro software que está num computador ou num dispositivo, o Kodi está muitas vezes ligado à Internet e exposto a ataques e tentativas de acesso não autorizado. Por norma estes não são bem-sucedidos, mas há elementos que devem ser bem configurados.
A interface de gestão Chorus 2 é usada por muitos para, remotamente, controlarem e até configurarem o Kodi, mas na verdade há utilizadores que nem sabem que a têm ativa e até exposta. Hoje vamos aprender a configurar esta interface, tornando-a mais segura.
Para além de manter o Kodi atualizado, é importante que os utilizadores apliquem nos seus media centers algumas medidas de segurança que são básicas, mas que garantem a proteção necessária.
Uma delas é o acesso à interface de gestão Chorus 2, que permite que de qualquer ponto da rede, e não apenas local, possam aceder ao Kodi e até alterar configurações. Esta interface vem ativa nativamente no Kodi e com um nome de utilizador e palavra passe demasiado básicos: kodi/kodi.
Como aceder à configuração da interface Chorus 2 do Kodi
Em primeiro lugar devem aceder às definições do Kodi. Dentro deste media center devem procurar, na coluna da esquerda, o ícone da roda dentada e clicar-lhe para terem acesso a esta área.
Uma vez aí dentro das definições, devem escolher a opção Definições do serviço para avançarem no processo de configuração.
A gestão do controlo remoto via HTTP está na área Controlo, sendo toda esta zona dedicada à configuração deste componente. Neste momento devem definir se querem manter o Chorus 2 ou se o pretende, desligar.
Caso a opção seja desativar, devem alterar a primeira opção de ligado para desligado. Se por outro lado quiserem manter, é hora de alterar o nome de utilizador e a palavra passe para outros mais seguros.
Alterem estes dois campos para algo que conheçam e que saibam bem, mantendo os padrões de segurança no caso da palavra passe, que deve ser completa e com vários tipos de carateres.
Uma opção que podem mudar e que vos permitirá manter essa interface mais escondida é a porta de acesso. Por omissão está definida a 8080, mas podem mudar para outra que pretendam, por exemplo 9090 ou 8888. Lembrem-se que se fizerem essa mudança, devem alterar o endereço do browser para essa nova porta.
Existem mais duas outras opções que podem alterar e que vão trazer alguma segurança adicional. Falamos da permissão de controlo remoto a partir de apps no sistema operativo, que dá acesso ao controlo do Kodi dentro do sistema operativo.
A segunda opção é a possibilidade de controlarem remotamente o Kodi a partir de outras apps dentro da rede. Esta opção está associada a comandos que podemos usar nos smartphones ou outros dispositivos.
Estas são medidas simples que deve aplicar no Kodi para o manter mais seguro e longe de acessos não desejados. Muitos utilizadores esquecem-se ou desconhecem que o Chorus 2 está presente e com níveis de segurança baixos.