Como todos os utilizadores do Kodi sabem, este media center tem muito mais para oferecer do que pode ser visto na sua primeira utilização. Há muitas opções simples que podem ser usadas e que mudam completamente o seu comportamento e até a performance.
Um dos pedidos mais vezes feito é a forma de bloquear o Kodi para impedir acessos indevidos ou a áreas que não devem ser expostas. É precisamente isso que hoje vamos explicar.
O bloqueio do Kodi pode ser aplicado a diversas áreas dos conteúdos disponíveis e também às próprias configurações ou aos add-ons. É a forma de garantir uma segurança e, principalmente, impedir o acesso não autorizado a estas áreas.
A sua configuração é simples e qualquer utilizador pode realizá-la. Devem, no entanto, garantir que não esquecem esse código, pois caso isso aconteça, o acesso ao Kodi é bloqueado de forma permanente.
Aceda à configuração do Kodi
Todos estes passos se passam dentro da zona de configuração do Kodi. Para lhe acederem só precisam de, na janela principal, subirem na lista até chegar ao topo. Ai vão encontrar várias opções e a que procuram é a da roda dentada
De imediato é mostrada uma nova área, onde o utilizador tem acesso a todas as configurações do Kodi, cada uma arrumada numa área específica e organizada por tipo de configuração.
Para o que procuram fazer hoje, a opção que devem escolher é Definições da interface. Será ai que vão mudar as opções associadas ao tema que estão a usar.
Todas as restantes opções podem e devem ser exploradas, para colocar o Kodi mais adaptado a cada um dos seus utilizadores.
Como aplicar um código de bloqueio ao Kodi
Para aplicarem o código de bloqueio, devem escolher a opção Bloqueio mestre. Uma vez dentro dessa zona da configuração, a opção que procuram é Código de bloqueio principal e definições. Entrem nela.
Estas opções de bloqueio apenas estão disponíveis depois de ativarem o Bloqueio mestre. Devem por isso escolher essa opção, para o ativarem.
O Kodi permite tem disponíveis vários tipos de bloqueio que podem ser usados. A sua complexidade é variável e podem ser aplicados de várias formas e com vários tipos de controlo.
As opções disponíveis são as seguintes:
- Palavra-passe numérica
- Combinação de botões do controlador
- Palavra passe de texto
Escolham aquela que preferirem, podendo dar a cada uma vários níveis de complexidade. Ao escolherem vão ter de definir nesse momento a palavra-passe a ser usada.
Esta palavra terá depois de ser repetida, para que seja validada e assumida pelo Kodi.
Configurar onde o bloqueio vai ser aplicado
Depois de definido o bloqueio mestre, é hora de definirem onde o mesmo vai ser aplicado. Podem bloquear o acesso a várias áreas, desde as janelas de conteúdos, como os vídeos ou as músicas, ou ao gestor de ficheiros ou às definições.
Escolham então as áreas a proteger e terminem com o clicar no botão Confirmar.
Como aplicar um código de bloqueio total ao Kodi
Para além dos bloqueios a áreas específicas do Kodi, o código de bloqueio pode ser aplicado também ao próprio arranque do Kodi. Desta forma apenas quem tiver esse código poderá lançar este media player.
Para ativarem esta opção de bloqueio total só precisam de ativar a opção Pedir código de bloqueio mestre no arranque. Este código será o mesmo que definiram antes, no Bloqueio mestre. Caso não tenham presente esta opção ou a mesma não estiver acessível, devem mudar o perfil de configurações para Experiente, no fina da interface.
O resultado final do bloqueio no Kodi
Depois de aplicarem o bloqueio, seja ele às diferentes áreas de conteúdos, às configurações ou até ao arranque do Kodi, será sempre apresentada uma caixa para introdução das credenciais. É aí que devem colocar o vosso código de bloqueio.
Afinem a vossa configuração para que o Kodi esteja protegido contra acessos indevidos ou para simplesmente protegerem a vossa configuração.
Com esta simples medida podem impedir o acesso a conteúdos que querem proteger ou simplesmente garantir uma segurança adicional para que as crianças não usem o Kodi sem supervisão ou fora de horas.