Pplware

Kodi: 5 dicas para uma experiência de utilização ainda melhor

As plataformas de media center estão cada vez mais na moda, alterando de forma substancial a forma como se acede e vêem conteúdos multimédia. Dentro deste universo, o Kodi é aquele que mais destaque tem, não só pelas suas funcionalidades mas também pelo diverso número de dispositivos que abrange.

Para que a sua experiência de utilização seja ainda melhor, compilamos aqui 5 dicas que farão a diferença.


 

1 – Controlar o Kodi pelo browser

A forma como controlamos aquilo que queremos ver é muito importante para uma experiência mais confortável e prática. Este Media Center pode ser controlado através de um rato/teclado, de um comando da TV, de aplicações para dispositivos móveis ou… simplesmente através do seu browser. Saiba como ativar esta funcionalidade.

Como ativar:

O Kodi traz embutido um pequeno servidor web que permite que o media Center seja controlado remotamente. Para ativar tal funcionalidade, basta carregar no ícone das Definições da plataforma.

Em seguida escolhemos a opção Service settings

E depois, no menu lateral, escolham Control. Do lado direito, como podemos ver pela imagem seguinte, há um conjunto de opções que permitem ativar o servidor Web do Kodi.

Para ativar o acesso remoto ao Kodi devem definir os seguintes parâmetros:

  • Activar a opção Allow remote control via HTTP
  • Port: 8080
  • Username: kodi
  • Password: <avossapassword>
  • Web Interface: Chrorus2

Depois de realizadas as configurações anteriores, vamos ao browser de uma máquina que esteja na mesma rede do Kodi, introduzimos o endereço do equipamento onde temos a correr o Kodi seguido do porto 8080 (ex. 192.168.1.70:8080).

A versão remota do Kodi permite fazer várias configurações e também controlar vários tipos de conteúdo. Num próximo tutorial vamos mostrar que configurações podem fazer através desta interface. Estejam atentos aos próximos tutoriais.

 

2 – Fazer o backup e restauro

A ideia é fazer o backup e restauro sem perder qualquer add-on instalado ou configuração. Este é um processo que poderá demorar algum tempo e será necessário ter algum espaço livre no local para onde for feito o backup.

Como proceder:

1º Passo: Primeiro que tudo, devemos ir a SISTEMA.


2º Passo: Escolher a opção dos ADD-ONS.


3º Passo: Seleccionar o respectivo repositório do Kodi.


4º Passo: PROGRAMAS – ADD-ONS.


5º Passo: Agora chegou a altura de escolher o respectivo add-on, BACKUP. Este é oficial do Kodi, quer isto dizer que já vem por defeito com ele.


6º Passo: Em relação ao add-on, a primeira coisa a fazer é instalá-lo.


7º Passo: De seguida, é muito importante CONFIGURAR, antes de o executar.


8º Passo: No separador GERAL devemos escolher a pasta onde queremos guardar o backup. Neste caso, a diretoria escolhida foi C:\Users\PPLWARE\Downloads\ sendo esta pasta utilizada também para o restauro.


9º Passo: No separador SELECCIONAR FICHEIROS temos a oportunidade de escolher tudo aquilo de que pretendemos fazer backup, desde os nossos add-ons e até mesmo aos ficheiros de configuração. Neste caso fizemos backup de tudo.


10º Passo: Posto isto, é altura de EXECUTAR o add-on.


11º Passo: Assim que executamos o add-on, ele dá a escolher 3 opções. Escolhemos fazer a CÓPIA DE SEGURANÇA.


12º Passo: É neste passo que o tempo pode ser demoroso ou não, com base naquilo que escolheram fazer backup. É só deixar a barra chegar ao fim.


Daqui em diante estaremos a trabalhar com o Kodi por defeito, somente instalado no computador como pela 1ª vez, onde iremos proceder ao respectivo restauro.

IMPORTANTE: Repitam os passos 1 ao 10 saltando o passo 9. Recorde-se que no passo 8 devem seleccionar exactamente a mesma pasta onde escolheram guardar o backup, que para o presente tutorial foi a directoria C:\Users\PPLWARE\Downloads\.

13º Passo: É altura de escolher fazer o restauro do Kodi, seleccionando a opção RESTORE, e de seguida escolher o backup que terá como nome a data e hora em que foi efectuado.

14º Passo: Em relação a este passo, não há nada a fazer. Serve apenas para informar que o vosso Kodi está a ser restaurado, podendo este processo levar também algum tempo, não tanto como no momento do backup.

15º Passo: Posto isto, devem SAIR do vosso Kodi e voltar a entrar para que o restauro tenha efeito. Mas ainda não é tudo, é notado que quando se faz todo este processo, os add-ons perdem os seus ícones. Para tal a solução é a seguinte:

15º – 1 Passo: Sem terem o Kodi a correr, no MENU INICIAR escrevem EXECUTAR ou mais facilmente usam o atalho no teclado Windows + R e inserem %Appdata%.


15º – 2 Passo: Eliminar o ficheiro Textures13 e a pasta Thumbnails.

  • Dentro da pasta /Kodi/userdata/Database apagam o ficheiro Textures13.
  • Dentro da pasta /Kodi/userdata apagam a pasta Thumbnails.

 

3 – Configurar o One Drive

Se é um utilizador que habitualmente armazena conteúdo no One Drive, como músicas, vídeos, fotografias, saiba que é possível, através deste add-on, aceder e reproduzi-lo diretamente no Kodi. O One Drive está alojado no repositório oficial do Kodi, o significa que não é necessário recorrer a repositórios de terceiros.

Como configurar:

Passo 1: No menu inicial do Kodi, aceda à opção Add-ons.

Passo 2: Selecione Descarregar.

Passo 3: Em seguida escolha Vídeo Add-ons.

Passo 4: Procure pelo add-on One Drive e instale-o.

Passo 5: Uma vez instalado, abra-o e clique em Add an account.

Passo 6: Anote o código que lhe é apresentado, abra o browser e aceda ao endereço onedrive.daro.mx.

Passo 7: No campo Your code, insira o código que lhe foi atribuído no passo anterior e clique em Next.

Passo 8: Uma vez aceite o código, inicie o processo de autenticação no One Drive através do botão >> Click here to start the Sign-in process <<.

Passo 9: Depois de inseridas as respetivas credenciais de autenticação, aceite as permissões que lhe são solicitadas. Em seguida, a mesma janela ficará em branco, copie todo o URL assinalado com um retângulo verde.

Passo 10: Cole o URL que copiou no passo anterior e clique em Finish.

Este deverá ser o resultado final, que indica estar devidamente autenticado.

Passo 11: Novamente no Kodi, selecione Done. Sign me in! e aguarde enquanto são carregadas as informações relativas ao conteúdo presente na sua conta One Drive.

Passo 12: Por fim, deverá selecionar a sua conta, naturalmente, explorar o seu conteúdo e reproduzi-lo através do Kodi.

Este add-on não apresenta quaisquer limitações, em relação à quantidade de contas ligadas em simultâneo. Para adicionar outras contas, basta repetir todo o simples processo.

 

4 – Aumentar a cache – o fim dos problemas de buffering

Em situações como streaming de conteúdo via Internet, o Kodi pode sofrer perturbações, nomeadamente de buffering. A razão principal pela qual isto acontece deve-se às configurações padrão da cache do Kodi. Ao otimizá-las, a reprodução de conteúdo ficará mais fluída, e até o próprio funcionamento do Kodi ganha com isso.

Se eventualmente, depois de alterar os parâmetros relativos à cache, o problema persistir, é possível haver uma limitação (p/ex velocidade) por parte da operadora, ou até mesmo pela distância entre os equipamentos sem fios. Não esquecer que o upload da fonte transmissora, bem como a quantidade de utilizadores sobre ela, são também fatores que podem limitar.

Como proceder:

Por omissão, a cache do Kodi é de 60MB. Se tem hardware que sobre, mais concretamente memória RAM, então é uma boa ideia aumentar a cache. Vejamos como proceder.

Passo 1 – Aceda às Definições de sistema.

Em seguida, e por esta ordem:

  1. Add-ons -> Ative a opção fontes desconhecidas -> Retroceda para o menu anterior
  2. Gestor de ficheiros -> Adicionar fonte -> Clique em Nenhum
  3. Introduza o caminho http://repo.ares-project.com/magic e atribua um nome -> Confirmar
  4. Vá até à pagina inicial do Kodi -> Add-ons -> Instale a partir de um ficheiro zip (ou ícone caixa)
  5. Selecione a opção cujo nome atribuiu anteriormente -> Escolha a pasta repository.aresproject
  6. repository.aresproject.zip -> Confirmar -> Aguarde pela informação Add-on ativado
  7. Na mesma página, clique em Instalar do repositório -> Ares Project
  8. Programas – Add-ons -> Ares Wizard -> Instalar -> Espere pela mensagem Add-on ativado

Passo 2 – Depois de instalado e aberto o add-on Ares Wizard, clique em Tweaks e passe com o rato em Advanced Settings Wizard. Clique em Next.

Passo 3 – Automaticamente, o utilizador é informado da quantidade de memória RAM disponível no momento, neste caso são 1564MB. É recomendado utilizar 1/3 dela, ou seja, 521MB. Por questões de precaução, é sugerido retirar 10% desse valor, para permitir dar mais folga a outros programas, sendo a cache final de 468MB. Clique em Generate settings.

Passo 4 – A configuração mais importante aqui é a primeira, Video Cache Size. Vemos, portanto, que a cache de vídeo foi aumentada de 60MB para 500MB. Os 10% terão de ser retirados manualmente, mas não obrigatoriamente.

A segunda mais importante é Read Buffer Factor. Existem quatro modos de buffer diferentes:

  • Modo 1 – Preserva todos os fluxos de Internet, incluindo FTP e outras fontes de vídeo.
  • Modo 2 – Preserva absolutamente tudo, até mesmo os ficheiros locais.
  • Modo 3 – Preserva os fluxos de sites.
  • Modo 4 – Desabilita totalmente o armazenamento em buffer.

Resumindo, caso o Kodi seja executado num dispositivo com bastante memória, faz todo o sentido aumentar a cache e usar o modo 2. Assim, é carregada uma grande seção do fluxo de vídeo, resultando numa reprodução mais suave e sem interrupções. No final destas alterações, deve reiniciar o Kodi.

Ainda assim, e regularmente, é sugerido limpar a cache por questões de espaço no disco, mas principalmente para uma maior eficiência do Kodi. Existem imensos add-ons que o fazem e este é um deles.

Passo 5 – Através da opção Maintenance, tem à disposição uma série de opções que lhe permite eliminar Thumbnails (Miniaturas), Packages (Pacotes) e Cache Temporary Files (Ficheiros Temporários).

5 – Configurar múltiplos utilizadores

Se partilha o Kodi com outros utilizadores, amigos, família, saiba que pode criar perfis individuais para cada um deles. Esta separação de perfis será uma vantagem, no sentido em que cada um dos utilizadores pode ter as suas próprias configurações, bem como os seus add-ons de interesse e se tiver crianças em casa, pode adotar este método para bloquear o acesso a determinado conteúdo.

Como configurar:

Passo 1: No menu inicial do Kodi, clique no botão das definições assinalado na imagem.

Passo 2: Selecione a opção “Definições de perfil“.

Passo 3: Em “Perfis”, escolha “Adicionar perfil…”.

Passo 4: Insira o nome do perfil do utilizador e pressione “OK”.

Passo 5: De seguida, é-lhe perguntado onde deseja guardar pasta relativa ao seu perfil de utilizador. Neste caso, foi deixada na diretoria sugerida por defeito, uma vez que é opcional. Se não pretender uma pasta específica, pressione o botão “Confirmar” para avançar.

Passo 6: Neste momento, deparar-se-á com uma série de parâmetros que pode modificar.

  • Nome do perfil: Pode alterar o nome que inseriu no Passo 4.
  • Imagem do perfil: Associe uma imagem à sua conta.
  • Pasta do perfil: É possível alterar o diretório da sua pasta de perfil.
  • Bloquear preferências: Permite definir uma password e restringir o acesso às várias “janelas” como Música, Vídeos, Imagens, Programas, etc., e até mesmo bloquear o perfil.

Nos campos Informação multimédia e Fontes multimédia, pode escolher se deseja partilhar as informações e fontes multimédia com o perfil principal ou mantê-las separadas.

Passo 7: Se pretender copiar as definições configuradas/alteradas na conta principal, selecione “Copiar definições…”, caso deseje importar as de fábrica, clique em “Começar de novo”.

Alternar entre os diferentes perfis

Passo 8: Agora que o novo perfil está criado, é importante saber como alternar entre os existentes. Existem duas formas de o fazer. A primeira, e mais simples, é ativar o ecrã de login, que aparecerá no arranque do Kodi.

Se prefere não ver este ecrã cada vez que iniciar o Kodi, então basta terminar a sessão “Sair da sessão USER”. Nesta situação, no momento do arranque, a conta que será carregada automaticamente é a principal.


Faça parte do grupo no Facebook: Pplware@Kodi.

Leia ainda:
Exit mobile version