Depois de ontem ter lançado o Windows Phone 8.1 para os Developers, a Microsoft começou a disponibilizar os serviços que a ele estão associados.
Um dos que mais curiosidade tem deixado nos utilizadores é o novo assistente pessoal do Windows Phone. O Cortana pretende ser uma ajuda valiosa para todos os que usam este sistema operativo.
Mas para já a Microsoft decidiu limitar a utilização do Cortana Estados Unidos. Mas será que é mesmo assim? Veja como pode testar já o Cortana!
A decisão de limitar a utilização do Cortana aos utilizadores dos Estados Unidos pretende validar que este assistente está a funcionar da forma correctas, havendo planos para mais tarde o disponibilizar noutros países, de forma mais global.
Mas o Cortana é uma das novidades que mais interesse tem levantado aos potenciais utilizadores e todos querem testar esta novidade.
Mesmo com esta limitação imposta é simples a qualquer utilizador activar o Cortana e usá-lo como se estivesse nos Estados Unidos.
Para fazer essa activação vai ser necessário proceder a duas simples alterações, com o único senão de o telefone e o sistema operativo ficar em Inglês.
Como activar o Cortana
A activação do Cortana tem alguns (poucos) requisitos para ser feita. A primeira, e de todas as mais importante, é a presença do Windows Phone 8.1 instalado. Se ainda não fizeram este passo devem seguir este guia que apresentámos hoje.
Os seguintes envolvem a alteração do idioma do Windows Phone e também a localização do utilizador. Estes passos são feitos dentro das Definições do Windows Phone.
- Mudar o idioma – Para realizarem este passo devem aceder às Definições e depois aí dentro escolher a opção idioma. Devem ter presente o idioma Português e é necessário que coloquem o English em primeiro lugar. Para isso instalem-no, se necessário, e depois carreguem no idioma para verem as opções. Basta que o movam para cima.
- Mudar a região – A mudança de região é feita também dentro das definições do Windows Phone. Escolham a opção região e alterem-na para os Estados Unidos
Entre cada um destes passos é necessário fazer um reiniciar ao telefone, para que ele assuma as alterações feitas. Apenas assim ele ficar com as definições que colocaram activas.
Depois desta mudança, que é obrigatória pra já para terem o Cortana ativo, vão encontrar este assistente na lista de aplicações disponíveis. Apenas precisam de o lançar e podem de imediato começar a descobrir o que ele tem para vos oferecer.
Todo o processo pode ser revertido, colocando o valores associados à região e ao idioma para o nosso país.
Lembrem-se que como ainda está limitado aos Estados Unidos, muitas das funcionalidade associadas à localização e a outros serviços específicos não estão plenamente funcionais.
Houve relatos de alguns utilizadores que deixaram de conseguir usar a loja de aplicações do Windows Phone após esta mudança. Devem por isso reverter para as definições associadas ao nosso país depois de testarem o Cortana.
Já testaram o Cortana? Partilhem connosco as vossas experiências!