Pplware

Já fez um ponto de restauro hoje?

Conheço muita gente que formata o disco pelo menos uma vez por mês. Curiosos pelas muitas utilidades que encontram, instalam tudo. Outros são distraídos e qualquer cd ou dvd que lhe aparece numa revista, jornal ou maço de tabaco serve para instalar.

Estas instalações, como é óbvio, criam e deixam as suas marcas no registo do Windows e, não só. Nós aqui no Pplware testamos quase todas as aplicações, podem pensar que passamos a vida a formatar as máquinas. Mas não. Temos alguns cuidados, temos também o recorrente truque do ponto de restauro.

Já falei aqui, há algum tempo, na forma de fazer pontos de restauro, ora de forma manual ora de forma mais automatizada.

Respondendo a algumas duvidas que “ainda” chegam ao nosso mail, proponho-vos uma pequena explicação para o Windows XP, duma forma para criar pontos de restauro apenas com um clique.

Parece-me mais fácil e certamente será mais simples de fazer antes de testarem as muitas aplicações que aqui propomos… fora as outras “3 mil” que encontram na Internet!!!

– Muito simples.

Set IRP = getobject(“winmgmts:\\.\root\default:Systemrestore”) MYRP = IRP.createrestorepoint (“Ponto Restauro Pplware”, 0, 100)

Podem fazer aqui o download. Agora para verem os pontos de restauro já feitos na vossa máquina executem este script.

Este comando não funciona no Windows Vista, pois o UAC mete-se a meio.

Proponho também o System Restore Point 1.2.

Esta aplicação serve para o mesmo propósito, pode ser agendada a sua execução (inicio da sessão do Windows por ex.), corre no Windows XP e… Windows Vista (bem… Embora digam que funciona no Vista, se tiver o UAC ligado também não se consegue reproduzir!!!)

Depois disto, resta fazer uma gestão do espaço utilizado pelos pontos de restauro. De vez em quando limpem os pontos já criados e obsoletos. Para apagar os pontos de restauro cliquem no separador “Restauro do sistema” e active a opção Desactivar o “Restauro do sistema”.

Reinicie o seu computador, depois verá que o disco ganhou uns bons “gigas” de espaço. Passem um CCleaner ou algum primo deste, para limpar o disco e registo de fragmentos e volte a desligar a desactivação. É importante fazer este passo sempre que o nosso sistema esteja em perfeitas condições de funcionamento.

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista Download: SysRestorePoint 1.2 [7.01KB] Homepage: Doug Knox

Exit mobile version