A constante procura de optimizar a interface e as funcionalidades do Gmail têm levado a Google a apresentar novidades numa base regular.
Algumas dessas melhorias não são do agrado de todo e uma das “falhas” apontadas à nova interface de escrita de mensagens era a impossibilidade de anexamos imagens.
Pois esse problema está agora ultrapassado e com um simples arrastar da imagem para o local certo esta fica anexada.
Na verdade esta funcionalidade, de podermos anexar uma imagem a uma mensagem, não é nova. Já era possível fazê-lo com recurso a um botão que se encontrava na interface do Gmail.
Também a possibilidade de arrastar mensagens para dentro das mensagens não é nova, mas o problema que existia era que estas ficavam embebidas na mensagem e caso as quiséssemos retirar ou copiar não tínhamos a vida facilitada.
Esta alteração vem dar às imagens a capacidade de serem anexadas como qualquer outro ficheiro de outro tipo, com um simples arrastar da mesma para a nova zona que está disponível na interface de escrita de novas mensagens.
Para poderem usar esta nova funcionalidade, que está já disponível para todos, os utilizadores devem apenas seleccionar e arrasta a imagem pretendida para a janela de composição de mensagens onde, para além da habitual mensagem “Colocar ficheiros aqui“, passam a ter também a mensagem “Largue para anexar“.
Deverá ser nessa zona que devem largar a imagem para que esta seja anexada e não incorporada.
Está assim implementada e ultrapassada uma das pequenas melhorias que eram pedidas à Google. Porque nem todos queremos embeber imagens nos nossos email e queremos sim anexa-las, a Google tratou de melhorar essa funcionalidade e dar aos seus utilizadores o que estes pediam.
O Gmail cresce assim mais um pouco e torna-se ainda mais ao gosto dos seus milhares de utilizadores.