Pplware

iOS 10 – 6 dicas para o seu iPhone antigo funcionar mais rápido

Com a chegada do novo iOS 10, algumas versões do iPhone ficaram mais lentas. Na verdade, ano após ano, isto é algo que se repete, mas a evolução também é contínua. Além disso não podemos esquecer a obsolescência programada.

Este último factor pode ser controverso, mas todos sabemos que é verdade. Contudo, podemos afinar melhor o nosso iPhone para o impacto ser menor e tornar o sistema mais fluído nas tarefas do dia a dia.

Depois de actualizar o iPhone 5, o iPhone 5C e o iPhone 5S, os legítimos proprietários cá de casa de cada um dos equipamentos juntaram-se em uníssono e fizeram-se ouvir: “o que fizeste ao meu telefone? Está mais lento a abrir as aplicações e nem sempre “responde à primeira”. Não queremos isto assim!” OK ok ok eu trato.

Hmmm… o iPhone 5 e o iPhone 5C foram os que ficaram mais afectados, o iPhone 5S não mostra grande problema de fluidez, contudo há aqui uma situação que pode ter feito a diferença: o iPhone 5S, como tinha uma versão beta, foi restaurado e feita uma instalação limpa.

 

 

iOS 10 mais rápido – Passar à acção!

Nota: algumas funcionalidades podem igualmente favorecer o iPod Touch de 6ª e várias versões do iPad, incluíndo o iPad Pro

Vamos então deixar 6 dicas que poderão fazer a diferença e deixar de novo o seu iPhone ou iPad rápido e fluído.

NOTA: antes de qualquer movimento, faça cópias de segurança. Pode usar o iCloud ou as cópias directas no iTunes do seu computador.

 

1 – Instalação limpa do iOS 10

Pode fazer toda a diferença, diria mesmo que é a forma mais “honesta” de verificar se de facto o dispositivo ficou ou não mais lento com o novo iOS, isto porque muitas pessoas, a maioria, apenas actualizou um sistema que está dependente de vários factores e que esses mesmos factores podem não estar preparados para receber o iOS 10, entre eles estão as aplicações que muitas vezes estão desactualizadas e arrastam o sistema para uma data de problemas.

Assim, faça uma instalação limpa do iOS 10 começando por descarregar o ipsw correcto para o seu dispositivo. Veja a lista a seguir e use o link correcto:

Tenha em atenção que o seu iPhone a operar em Portugal usa uma rede GSM.

Agora ligue o seu iPhone ao iTunes e no teclado clicamos na tecla Alt (se for no Windows é a tecla shift) e no botão Restaurar. Será pedido para encontrar o ficheiro ipsw descarregado.

Irá demorar alguns minutos a fazer todo o processo e o conteúdo do iPhone será totalmente limpo, assim como todas as palavras passe de rede, entre outros dados armazenados, serão apagados. Por isso é que se chama uma instalação limpa. O iOS 10 irá ser instalado (firmware, drivers, etc…) de raiz e não aproveitará nada do que existe.

Por fim, reponha a última cópia de segurança para receber no seu iPhone ou iPad os ficheiros (fotos, imagens, vídeos, músicas e documentos) que tinha antes.

 

2 – Activar Reduzir Movimento

Esta dica, quer nas instalações novas quer quem actualizou do iOS 9 para o iOS 10, tem igualmente a mesma validade.

Este recurso apareceu no iOS 7 quando a Apple trouxe mais vida aos seus novos ícones. Este movimento permite ter no fundo do ecrã novos efeitos visuais, fica mais bonito, mas consome recursos. É uma funcionalidade que não lhe traz um proveito, ok é bonito ver o fundo com alguma dinâmica, mas acredite, o que gasta de recursos não vale o ser bonito aos seus olhos.

 

Assim, vamos desligar o efeito paralax nos ícones e vamos desactivar os efeitos visuais desnecessários. Para isso vamos a Definições > Acessibilidade > Reduzir movimento e active esta funcionalidade.

 

3 – Desligar Actualização em segundo plano

É uma funcionalidade que dá permissões ao iOS para actualizar as suas aplicações em segundo plano, sem que tenha a sua intervenção, quando o iPhone tem acesso à rede Wi-Fi ou rede móvel de dados.

Quer isto dizer que muito provavelmente o iPhone poderá estar a desviar recursos (os poucos que restam) para actualizar conteúdos quando na verdade precisa de todo o poder para as apps em primeiro plano. Desligue.

 

Para desligar esta opção vá a Definições > Geral > Actualização em segundo plano. Dentro, ou desliga por completo, ou selecciona as que lhe interessam mesmo ter activas. Sugerimos que numa primeira fase, para notar o impacto, desligue tudo.

 

4 – Desactivar Descarga automática de apps

Uma das vantagens de ter a descarga automática das apps é que, sem a sua intervenção, todas as apps, actualizações, livros ou músicas que compra ou descarrega noutros dispositivos, chegam ao seu iPhone. Muitas vezes descarregamos uma app ou um livro no iPad e minutos depois temos o mesmo conteúdo no iPhone.

 

Ora, usar este recurso pode diminuir também a performance da bateria e por consequência a performance do equipamento quando o iPhone está a descarregar um conteúdo perfeitamente dispensável. Então porque não desligamos esta função para “poupar recursos”?

Para o fazer vamos a Definições > Apple Store e iTunes Store e dentro desactivamos qualquer descarga automática activa.

 

5 – Ligue o Modo de baixo consumo

Quando apareceu esta funcionalidade, que foi falada aqui, mostramos algumas das vantagens do tal Modo de baixo consumo (que antes se chamava Modo baixa potência) que a Apple incluiu na versão iOS 9. Esta funcionalidade continua a existir, e bem, no iOS 10 porque é muito importante nos dispositivos antigos, que suportam o iOS 10.

Assim, porque desempenho também é ter performance da bateria, sugerimos que em máquinas mais antigas, como o iPhone 5, iPhone 5C e iPhone 5S tenham este recurso activo.

 

Quando activamos o Modo de baixo consumo, são desactivados os seguintes recursos:

Para activar este recurso, que gere o consumo energético de uma forma muito mais optimizada quando o dispositivo atinge os 20% de disponibilidade da bateria, vá a Definições > Bateria e dentro da janela active o Modo de baixo consumo. Verá que o ícone da bateria passa de verde a amarelo.

 

6 – Desligar obter Mail por Push

Uma funcionalidade muito usada é a obtenção de novos emails por Push. Isto é, sempre que a nossa caixa de correio no servidor tenha algo de novo, o iPhone vai lá buscar automaticamente. Isto pode significar o iOS estar permanentemente a fazer pedidos ao servidor de mail e a desgastar consideravelmente os recursos do sistema assim como a bateria. Se temos poucos recursos, porque não desligamos esta função?

 

Podemos parametrizar descarregar os mails manualmente, isso irá ajudar substancialmente a poupar recursos do sistema assim como a energia.

 

 

Para tal vamos a Definições > Mail > Contas > Obter dados e dentro desligamos a opção Push. Agora vá mais a baixo nesse quadro à secção Obter Dados e escolha uma das 4 opções. Porque não colocar a opção Manualmente?

 

Conclusão…

Depois de activar estas 6 dicas nos nossos iPhone 5, iPhone 5S, 5C e podendo também usufruir de vantagens no iPhone 6, irá de certeza ver resultados notórios no desempenho do seu smartphone. Estes irão passar a responder mais rápido e a bateria terá certamente mais autonomia. Já agora uma pequena dica extra: vá a Definições > Bateria e desligue a opção Percentagem da bateria. Irá ter uma estranha sensação que já não está acorrentado a uma percentagem que o castiga a partir dos 40% (mentalmente, claro)!

Não está satisfeito com o iOS 10? A seguir vamos ensinar a fazer o downgrade.

Exit mobile version