Pplware

Dica IFTTT: Como silenciar o smartphone quando entrar num local

As muitas potencialidades do IFTTT levam a que possamos criar ações nos mais variados cenários. Claro que importa ter uma boa integração com os mecanismos que podemos usar, mas para isso este serviço está constantemente a criar novidades.

Hoje trazemos uma dica simples deste serviço, que lhe vai poupar tempo a silenciar o seu telefone, através da sua localização.


Esta dica do IFTTT serve para todos os que se esquecem de silenciar o telefone sempre que chegam à escola ou ao local de trabalho, ficando assim sujeitos a problemas caso este toque.

A sua utilização é automática, como tudo o que se espera do IFTTT, e apenas requer que indiquem qual o local onde querem que ele seja ativo. Claro que é necessário que tenham o IFTTT instalado e configurado no smartphone.

Como silenciar o smartphone quando entrar num local

Esta receita do IFTTT usa a localização do telefone para avaliar se deve ou não ativar a ação definida, que será o silenciar do smartphone. São estas as duas regras a serem ativadas.

O primeiro passo desta receita do IFTTT

O primeiro passo é a criação de uma nova receita. Para isso carreguem no botão + que encontram na interface do IFTTT. De seguida devem carregar no botão this, para indicarem o que fará desencadear a ação.

Escolham então Location, para que possam definir o sentido e a área de atuação. No passo seguinte devem indicar que o interruptor irá ser usado sempre que entrarem numa determinada área: You enter an area

Em que área deve estar ativa a regra?

Claro que de seguida devem indicar a área onde querem definir a vossa fronteira. O zoom, maior ou menor, ajuda a definir a fronteira dessa mesma área onde querem que a ação decorra.

Por fim, e depois de definirem a área de ação, devem terminar este passo com o carregar no botão “certo”, que está no canto superior direito.

Agora que definimos a área de atuação, é altura de definirmos o que queremos que aconteça. Carreguem então em that para escolherem a ação.

Na lista apresentada de seguida, devem escolher Android Device, para iniciarem o segundo processo.

O que fazer quando o IFTTT chegar ao local definido

O que se pretende é que o smartphone não emita qualquer som sempre que recebe uma chamada. Para isso devemos escolher a opção Mute ringtone.

Podem definir um passo final nesta ação, indicado se querem que a vibração esteja ativa ou não. Podem alterar a opção selecionando-a.

A criação desta receita é terminada neste ponto, em que verificam as condições e as ações e que definem se querem receber ou não notificações sempre que esta receita for executada.

O final da criação da nova regra de localização

No passo final é mostrada informação adicional sobre a receita, nomeadamente a data de criação e o número de vezes que foi executada. Se pretenderem podem desativa-la.

Algo que devem fazer também de seguida é criar uma regra similar, aplicada à mesma área, mas que reativa o toque do telefone sempre que saírem desse local. O processo é idêntico ao explicado, com a exceção da ação no vosso smartphone.

Daqui em diante, e sempre que entrarem na área definida, que pode ser a escola, o local de trabalho ou até a vossa casa, o vosso smartphone irá entrar no modo silencioso, garantindo que não se esquecem deste passo.

Mais dicas IFTTT para Android

Exit mobile version