Pplware

Habitica: a app que te vai ajudar na preparação para os exames

Para os estudantes universitários os meses de janeiro e fevereiro são sinónimo de muito trabalho, cansaço e exames. Além disso, quem já passou por lá ou está a passar, sabe perfeitamente que a disciplina, foco e atenção que são necessárias para ser bem-sucedido.

Para te ajudar nesta época de exames, o Pplware sugere que utilizes a aplicação Habitica. É uma excelente app para quem quer criar novos hábitos, ter sempre uma lista de To-Dos bem organizada e, ao mesmo tempo, ter motivação para levar a cabo todas as tarefas planeadas diariamente.


Habitica: Como funciona a aplicação?

Conheci a app Habitica há pelo menos 2 anos e, em tempo de aulas, foi raro o dia em que não a utilizei. Em primeiro lugar, porque queria manter a minha estratégia de estudo organizada e saber aquilo que tinha definido para cada dia da semana e, em segundo lugar, porque é um jogo.

Sem dúvida, este é o ponto que realmente faz as pessoas utilizarem a aplicação e que a destaca do resto do software do mesmo género que vemos na Play Store ou na App Store. Não é apenas só mais uma aplicação para fazer listas de coisas que temos a fazer. É muito mais do que isso.

É um jogo RPG em que cada utilizador tem um personagem (Avatar) e à medida que se completam novas tarefas são atribuídas moedas e experiência. Com a experiência que se ganha é possível subir de nível e com as moedas compram-se adereços para o personagem. Além disso, também é Multi-Player e permite que vários jogadores formem grupos e juntem-se em chats com temas específicos.

Na aplicação existe 3 secções para colocarmos as tarefas que temos a fazer. Uma para hábitos, ou seja, tarefas que queremos começar a fazer regularmente; diários, onde colocamos aquilo que temos que fazer num determinado dia da semana; e por fim To-Dos, que é onde normalmente se escreve tudo aquilo que queremos fazer num determinado dia ou dentro de um certo intervalo de tempo.

Para além de tudo isto, é possível criar deadlines, ou seja, prazos para fazer uma determinada tarefa. Sempre que um prazo não é cumprido o nosso personagem perde vida. Se o personagem morrer baixa-se de nível, perde-se ouro e até acessórios que compramos.


A motivação é tudo…

A preguiça é das piores coisas que alguém pode sentir. Deixamos de fazer aquilo que deviamos e depois faz-nos depois sentir culpados. A forma mais fácil de a combater é manter o nível de motivação e a vontade de ir mais longe sempre no topo. Assim, mesmo quando a falta de vontade de fazer alguma tarefa aparece é fácil de contrariar e realmente fazer o que é correto.

Com a Habitica, o facto de haver pequenas caixinhas para fazer “check” e ser possível ganhar experiência e moedas é mais um fator motivante que aumenta a vontade de completar todas as tarefas que tens definidas para um determinado dia.

Deste modo, para além de manteres tudo organizado e saberes aquilo que tens a fazer, tens mais um motivo para realmente completares as tarefas que tens planeadas.


Prepara-te para os exames…

A estratégia de estudar para os exames passa por manter um horário de estudo bem definido, descansar bem todas as noites e não perder o foco com outras coisas que possam desviar a nossa atenção.

E a aplicação Habitica pode ajudar-te!

Utiliza a Habitica como uma ferramenta importante para manteres uma lista de tudo aquilo que tens que fazer e coisas de que não te podes esquecer. Acima de tudo, usa a aplicação para te forçar a fazer aquilo que tens menos vontade de fazer. No final já sabes que terás a tua recompensa. 😉

Lembra-te que com esforço e dedicação tudo se consegue!

Boa sorte!

Homepage: Habitica
Preço: Gratuito

Exit mobile version