O Google Docs é sem duvida uma grande ferramenta para edição online de documentos. Uso intensivamente como ferramenta de trabalho. E recomendo-o.
Para além de todas as funcionalidades que têm vindo a ser disponibilizadas saliento a possibilidade de partilhar ficheiros ou pastas de ficheiros. Nesse segmento a Google libertou a forma de podermos fazer a exportação dos nossos ficheiros para que os possamos ter no nosso PC.
De notar que este backup não é o simples export que o Google Docs já fornecia. Passa a ser possível descarregar um zip com os nossos documentos devidamente arrumados e convertidos para outro formato se assim o pretendermos.
E como salvaguardar todos os seus documentos que se encontram no Google Docs?
Simples, aceda à sua conta de Google Docs.
Ai dentro deve seleccionar os documentos que pretende salvar. Podem ainda seleccionar documento a documento ou usar uma das opções disponíveis e que são:
- Seleccionar todos os visíveis
- Seleccionar nenhum
E depois escolhidos os documentos que pretendemos tirar é hora de os colocar do nosso lado. Seleccione o botão Mais acções e escolham Export.
Uma nova janela é aberta e é-vos apresenta a lista de documentos que escolheram. Ai podem seleccionar o formato com que pretendem que os ficheiros sejam convertidos e guardados. Os formatos disponiveis são os seguintes:
- MS Office
- OpenOffice
Podem ainda optar por ignorar o salvaguardar do documento.
Depois de carregarem no botão Continuar é iniciado a compressão dos ficheiros que escolheram.
Caso não pretendam esperar ou se forem muitos ficheiros e tiverem mais que fazer podem escolher a opção de Enviar por e-mail quando estiver pronto. Podem ainda esperar que o processo termine.
E pronto, ai têm os vossos documentos num zip prontos a serem guardados onde bem pretenderem.