Surgiu uma vez, aqui no pplware, alguém a perguntar como extrair um pequeno vídeo de um site que, não sendo muito conhecido, não contava com facilidades tais como extensões de download automático e afins. É uma dificuldade porque todos já passámos, por isso o post de hoje apresenta algumas técnicas básicas para gravar objectos de páginas web no computador.
Existem programas ou extensões que o fazem de modo automático, como o Fast Video Download, que descarrega vídeos de sites específicos: Youtube, Google Video, iFilm e outros sites de armazenamento de vídeos. No entanto, há situações em que o nosso “alvo” não se encontra neste tipo de sites, mas num site qualquer manhoso que é justamente o único que tem o que nos interessa. Nessas alturas, se todos os métodos falharem, as seguintes dicas não costumam falhar.
Para quem usa Mozilla Firefox:
1 – Escrever about:cache na barra de endereços
2 – Escolher 2ª opção, cache do disco 3 – Vai abrir-se uma lista imensa com os objectos guardados em cache. Há que procurar o que queremos utilizando a busca do Firefox, acessível pelo atalho CTRL+F. Depois de encontrado, clicar no link correspondente; 4 – Irá aparecer uma página com vários parâmetros, sendo o primeiro uma “key”. Clicar com o botão direito no link, guardar como e escolher a pasta de destino; 5 – Pronto!
Para quem usa Internet Explorer 7:
1 – Vá a Ferramentas->Opções de Internet->Geral e clicar no botão Definições na secção “Histórico de navegação“. Clicar em “Ver ficheiros“.
2 -Abre-se uma página do Explorer em C:\Documents and Settings\Username\Definições locais\Temporary Internet Files; 3 -Esta pasta contém milhares de itens armazenados em cache. Para facilitar a procura recomenda-se seleccionar a vista por detalhes e ordenar pelo campo “Endereço Internet” 4 – Pode agora copiar o item desejado para a pasta de destino. Pode acontecer o ficheiro de vídeo *.flv mudar de extensão para *.swf; nesses casos há que voltar a renomeá-lo para *.flv 5 – Ok!
Para quem usa Opera:
1 – Escrever opera:cache na barra de endereços
2 – Procurar na lista o objecto desejado. O CTRL+F, tal como no Firefox, pode ajudar muito; 3 – Encontrado o item, botão direito, “Guardar destino como”; 4 – Tal como no IE, apesar de o ficheiro *.flv ser listado como tal, a extensão muda automaticamente para *.swf ao guardar. É preciso mudá-la de novo, manualmente, para *.flv 5 – Já está.
Umas dicas adicionais: Animações e outros objectos flash normalmente estão no formato .swf; Vídeos, normalmente no formato .flv; Na busca, começar por procurar ou por estas extensões Se houver tantas entradas que a pesquisa se torne demasiado demorada, pode-se sempre limpar a cache antes de aceder novamente à página, limpando assim muitas entradas desnecessárias.
Isto tem-me feito imenso jeito, principalmente para guardar animações muito úteis nos trabalhos de faculdade. Espero que quando necessitem vos faça também 😉