O Google Keep apresenta-se como uma das mais completas apps de notas disponível em versão Web e Mobile. A interação entre estas plataformas torna-se um dos seus grandes trunfos, mas há mais… muito mais além disso.
Hoje damos-lhe a conhecer algumas dicas, para que tire ainda mais notas no seu Keep, focado essencialmente, no Android.
1 – Ativar o Dark Mode
A primeira grande dica para a utilização do Keep é a ativação do modo escuro. Este modo ficou disponível há poucos dias, provavelmente, ainda nem todos os utilizadores têm acesso.
Ao abrir a app no Android poderá logo surgir a sugestão de ativação. No entanto, caso já tenha aparecido e a tenha ignorado, deverá aceder ao Menu lateral e selecionar Definições. Será aí que irá encontrar a opção para ativação do tema escuro.
2 – Partilhar notas
As suas notas podem ser utilizadas em simultâneo com outros utilizadores. Esta é uma opção que oferece vantagens a ambos, uma vez que podem, em simultâneo editar a nota e ver as alterações feitas pela outro. Notas de grupos de trabalho, listas de compras com a família, planos de férias com amigos. Estes são apenas alguns dos exemplos onde se pode tirar partido desta colaboração.
Ao criar uma nova nota, no canto inferior direito terá o acesso ao menu de ações onde irá encontrar Colaborador. Será então aí que poderá adicionar várias pessoas à nota, sendo que todas poderão editar.
A opção enviar que também surge no mesmo menu irá dar-lhe outra possibilidade. Através desta opção poderá enviar o conteúdo na nota diretamente através de um qualquer serviço de partilha, ou guardá-la nos documentos Google.
3 – Tirar notas de áudio
Por vezes nem sempre é possível escrever uma nota ou apontar algo que alguém está a dizer. A opção de tirar nota de áudio poderá facilitar muito esta tarefa.
Para o fazer basta carregar no microfone que surge em baixo e falar. O que é dito é automaticamente traduzido para texto. Na nota depois irá encontrar o texto e o ficheiro de áudio.
De notar que, numa mesma nota, poderá ter notas de áudio, desenho, listas ou até adicionar imagens.
4 – Adicionar Lembretes às notas do Keep
Para que não se esqueça dos seus compromissos e das tarefas que tem para cumprir poderá adicionar lembretes às notas. Estes podem ser definidos para uma data e hora específicos ou simplesmente para um período do dia, já pré-definido.
Na sua nota terá um sino com um mais, no canto superior direito. Será então aí que deverá carregar e definir o lembrete pretendido.
5 – Adicionar Etiquetas
Todas as suas notas podem ainda estar etiquetadas por temas. Uma categoria para o trabalho, outra para as férias, mais uma para os afazeres domésticos… Depois, para encontrar as notas pretendidas, esta organização torna-se muito mais fácil.
Para gerir as suas etiquetas deverá aceder ao menu lateral. Será aí que irá encontrar já algumas opções de etiquetas pré-definidas e a opção Criar novo marcador. Além de acrescentar vários marcadores, poderá também editar ou eliminar os já existentes. Neste caso deverá selecionar o lápis que surge em frente a cada um deles.
Que outras dicas deixaria para uma utilização mais eficiente do Google Keep?