As extensões são uma das razões que levam os utilizadores a preferir um browser em detrimento de outros. Parece ser algo pouco lógico, mas a verdade é que estes extras representam já nos browsers uma fonte de funcionalidades extra que são importantes.
São infelizmente também a razão de problemas e de perda de performance quando usados em excesso ou sem o cuidado na hora da escolha.
Depois de ontem termos abordado este problema e a forma de o solucionar no browser da Google, é hoje a vez do browser da Mozilla ter direito a algumas dicas.
Mesmo com todas as melhorias que a Mozilla tem aplicado no seu browser, o Firefox tem ainda algumas lacunas, sendo a maioria delas na forma como gere a memória e os processos associados ao browser.
Se o problema pode ser em grande parte apontado ao Firefox, existe a responsabilidade dos utilizadores de libertarem alguns recursos ou pelo menos não os ocuparem com tarefas associadas às extensões.
Ao contrário do Chrome, o Firefox não tem uma forma simples e integrada para dar uma visão dos recursos em uso, mas ainda assim existe uma solução que pode ser usada.
Identificar as extensões que mais recursos consomem
A forma de termos acesso aos consumos de recursos do Firefox é feita através de uma extensão criada para esse efeito. Com o about:addons-memory vão poder ter acesso directo à informação que precisam e que vos pode ser útil na hora de perceber quais as extensões que estão a consumir os recursos de que necessitam.
Depois de instalado o about:addons-memory no Firefox apenas precisam de colocar na barra de endereço o acesso á informação. Esta faz-se colocando o nome da extensão nessa zona.
about:addons-memory
De imediato será apresentada a informação útil que esta extensão pode dar, podendo o utilizador ver de imediato os consumos de memória que está a ter.
Infelizmente esta extensão não tem qualquer componente dinâmica e os dados apresentados são estáticos. Mesmo com esta pequena limitação, o about:addons-memory permite que os utilizadores vejam quais as extensões que mais memória estão a consumir.
Desactivar/desinstalar extensões no Firefox
Agora que estão identificadas as extensões que estão a consumir memória de forma demasiado elevada, é hora de as retirarem do Firefox, quer seja de forma permanente ou temporária.
Para isso precisam de aceder à área destinada às extensões. Para isso acedam ao menu Ferramentas e depois à opção Extras. Se preferirem podem escrever apenas na barra de endereço about:addons.
Na lista apresentada apenas necessitam de escolher a opção Desactivar, para colocarem uma extensão em pausa, ou a opção Remover, para desinstalarem essa mesma extensão.
É aconselhado que após a realização deste processo terminem todas as sessões do Firefox e o reiniciem.
Tal como explicado ontem para o Chrome, este é um processo que podem e devem repetir periodicamente para eliminarem do vosso Firefox extensões que já não usam e que apenas vos estão a consumir recursos de forma desnecessária, muitas vezes sem estarem a realizar qualquer tarefa.